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PRINCÍPIOS PARA O DESIGN DE INTERFACE DE PLATAFORMAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO DE VAREJO

Cátia Klöhn


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PRINCÍPIOS PARA O DESIGN DE INTERFACE DE PLATAFORMAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO DE VAREJO


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Grátis | Ebook

O livro recomenda 22 princípios de Gamificação para plataformas de comércio eletrônico do varejo, que podem ser aplicadas por designers e especialistas do varejo em suas interfaces.

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Este trabalho tem como objeto de pesquisa a experiência do usuário millennial no comércio eletrônico do varejo, e objetiva propor um conjunto de diretrizes de gamificação visando um maior engajamento deste público. Foi realizado um estudo exploratório sobre design de interação, características do comércio eletrônico, usabilidade, gamificação e público millennial. Foi realizado um estudo de cunho qualitativo, em ambiente controlado, com 32 usuários de comércio eletrônico, com faixa etária de 25 a 33 anos, selecionados a partir de aplicação de questionário pré-teste online. Por meio de entrevista, foi aplicado um roteiro composto por 29 perguntas abertas, elaborado a partir das métricas de Gamificação fundamentadas em base bibliográfica, com o intuito de compreender a experiência do usuário em sites de comércio eletrônico do varejo. Na etapa de testes, os usuários realizaram 15 tarefas direcionadas por roteiro em três sites gamificados de empresas catarinenses e expressaram as suas opiniões por meio de protocolo think aloud. No pós-tarefa responderam a 14 questões, sendo destas 5 padrões do questionário SUS (System Usability Scale) e outras relacionadas a Gamificação, com avaliação realizada por Escala Likert. Oito parâmetros de gamificação foram definidos para análise dos resultados: motivação, reconhecimento social, facilidade de uso, aspecto estético, recompensa, conteúdo, storytelling e satisfação, com o intuito de compreender o que motivaria o usuário, a tornar mais prazerosa a experiência nesses sites de e-commerce. Os resultados apontaram que a Gamificação é uma estratégia eficaz para promover a diferenciação das marcas no comércio eletrônico e motivação do usuário millennial. Por fim, foram propostas 22 recomendações de Gamificação, que podem ser aplicadas por designers e especialistas do varejo em suas interfaces, para promover a motivação dos usuários. Dentre as recomendações estão: infografia, personalização da interface pelo usuário, regras e termos em formato interativo, hierarquia de informações, storytelling, relacionamento com avatares e influenciadores, aspecto estético, seleção de filtros nas pesquisas e material audiovisual fiel a realidade.

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