SimplíssimoRelatórios de Ensaios de Edifícios e Ambiental

Relatórios de Ensaios de Edifícios e Ambiental

Acústica Experimental e Previsional


Por Daniel Mancini Fazzio

R$ 29.99 - Livro digital, formato ( MB)

Resumo

Este trabalho teve por objetivo simular diferentes relatórios técnicos de avaliação de desempenho acústico e carta de ruído ambiental, são eles: Avaliação do desempenho acústico do sistema de piso interno entre duas unidades, através da determinação do ruído de impacto de piso; Avaliação do desempenho acústico de um sistema de vedação vertical interna entre duas unidades, através da determinação da diferença padronizada de nível ponderada entre ambientes; Avaliação do desempenho acústico de um sistema de vedação vertical externa de uma unidade, através da determinação da diferença padronizada de nível ponderada da vedação externa; Avaliação do desempenho acústico do equipamento de ar condicionado, através da determinação do nível de ruído equivalente; Elaboração da carta de ruído ambiental, através da determinação do ruído de trânsito.

Publique seu ebook

Dados do Livro

  • Publicado em 19/06/2018
  • ISBN: 9788595131255
  • Língua: por
  • Páginas: 76
  • Formato:
  • Tamanho: MB

Como ler um ebook

Para ler no computador, instale um dos programas abaixo:
  • Adobe Digital Editions (Windows e Mac). Gratuito, é o programa mais usado para a leitura no computador.
  • Blue Fire Reader (Windows). Gratuito, tem os mesmos recursos do Adobe Digital Editions.
  • Calibre (Windows, Mac, Linux). Gratuito. Também converte arquivos, de Word para ePub, de ePub para Mobi, PDF, entre outros formatos.

Comece a ler aqui!


A medição foi realizada de acordo com o especificado na norma ISO 140-7. O método consiste em impactar o piso, para simular, de forma padronizada, a geração de ruídos do caminhar de pessoas, ou da queda de objetos, e a transmissão desses ruídos para o pavimento inferior. Para tanto, utilizou-se uma máquina que gera impactação padrão, cujas especificações constam de norma acima citada. Este equipamento foi colocado em um recinto, denominado unidade de emissão (U201). No recinto imediatamente abaixo, denominado unidade de recepção (U101), foram medidos os níveis do ruído resultante.

Foram medidos, também, os níveis de ruído de fundo, isto é, o ruído na ausência de impactação. Os níveis de ruído de fundo indicam se há necessidade de se aplicar correções nos níveis medidos durante o ensaio de acordo com a norma ISO 140-7.

A partir dos valores de nível de ruído medidos e do Tempo de Reverberação da unidade de recepção, foi determinado o valor do Nível de Pressão Sonora de Impacto Padronizado

Avaliação de Desempenho Acústico: Sistema de Piso Interno de Edificação 3

Ponderado, L’nT,w , para o sistema de piso, conforme norma ISO 717-2. Quanto menor é o valor do L’nT,w , melhor é a isolação do piso para ruídos de impacto.

Foram escolhidas quatro posições para máquina de impacto na unidade de emissão e quatro posições de microfone (ficando a 1,2 metros de altura em relação ao piso) na unidade de recepção. Foram obtidos os valores médios do nível sonoro contínuo equivalente do ruído para cada série de medições, englobando os seguintes pontos do microfone e máquina de impacto.

A Carta de Ruído Ambiental é um documento gráfico que registra os níveis sonoros aferidos ou calculados para uma determinada região. Este documento é uma importante base de informação para avaliar o espaço urbano ou ainda fomentar a elaboração do planejamento e desenvolvimento urbano com foco no desempenho acústico. Trata-se de um importante documento para gestão de ruídos urbanos possibilitando o cálculo das alterações acústicas proporcionadas pela gestão de tráfego e de edificado.

Existem vários graus de detalhamento de uma carta de ruído. Quanto mais detalhada maior será o número e o detalhamento dos dados de base do documento. As cartas de ruído mais detalhadas, geralmente referem-se a análise de pequenas regiões urbanas e utilizam malhas de pontos de cálculos de menor dimensão. Mas uma carta de ruído de uma cidade, terá uma escala menor e a malha de cálculo será de maior proporção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simplíssimo Livros Ltda © 2010-2018 - Praça Conde de Porto Alegre, 37/11 - (51) 991-77-4484 - Porto Alegre/RS - 90020-130 - Brasil