Capa nome do livro

UM MÍSTICO MEDIEVAL
BREVE RELATO DA VIDA E DOS ESCRITOS DO BEATO JOÃO RUYSBROEK (1293-1381)

Dom Vincent Scully


Capa nome do livro

UM MÍSTICO MEDIEVAL

BREVE RELATO DA VIDA E DOS ESCRITOS DO BEATO JOÃO RUYSBROEK (1293-1381)
 
Esta obra relata a vida, as obras e o pensamento do místico medieval flamengo João Ruysbroek e o contexto da História da Igreja nos Países Baixos no período final da Idade Média.
R$ 14.9 | Ebook
Imagens meramente ilustrativas -- não inclui aparelhos e/ou livro impresso.

Para comprar, comece aqui

Crie sua conta abaixo. Se já tem conta, faça login
Hidden
Hidden

Arquivo ePub | Baixe ou leia online

Jan van Ruysbroek (1293-1381) foi um cônego agostiniano e um dos mais importantes místicos flamengos. Algumas de suas principais obras literárias incluem O Reino dos Amantes Divinos, As Doze Beguinas, Os Esponsais Espirituais, Um Espelho da Bem-Aventurança Eterna, O Pequeno Livro da Iluminação e A Pedra Cintilante. Algumas de suas cartas também sobreviveram, assim como vários ditos curtos (registrados por alguns de seus discípulos, como Jan van Leeuwen). Ele escreveu no vernáculo holandês, a língua das pessoas comuns dos Países Baixos, em vez de em latim, a língua da liturgia da Igreja Católica e textos oficiais, a fim de atingir um público mais amplo.

Ruysbroeck escrevia conforme o espírito o movia. Adorava vagar e meditar na solidão da floresta contígua ao claustro; estava acostumado a levar consigo uma tabuinha e nela anotar seus pensamentos conforme se sentisse inspirado a fazê-lo. Mais tarde na vida, ele foi capaz de declarar que nunca o havia acometido o dever de escrever, exceto pela moção do Espírito Santo.

Em nenhum de seus tratados encontramos algo parecido com um relato completo ou detalhado de seu sistema; talvez seja correto dizer que ele mesmo não estava consciente de elaborar nenhum sistema. Em seus escritos dogmáticos, ele explica, ilustra e reforça os ensinamentos tradicionais com notável força e lucidez. Em suas obras ascéticas, suas virtudes favoritas são o desapego, a humildade e a caridade; ele gosta de se debruçar sobre temas como a fuga do mundo, a meditação sobre a vida de Cristo, especialmente a paixão, o abandono à Vontade Divina e um intenso amor pessoal a Deus.

Comprar
R$ 14.9
Simplíssimo Livros Ltda © 2010-2018 - Praça Conde de Porto Alegre, 37/11 - Porto Alegre/RS - 90020-130 - Brasil
Abrir chat
Chat via Whats (51) 98628-2293