por Hermann Rolfus
Este tratado contém uma explicação teológica e doutrinária dos artigos de fé do Credo Católico.
Se quisermos alcançar o fim para o qual fomos criados, a saber, a salvação de nossas almas, é de vital necessidade que conheçamos o Senhor nosso Deus, por quem todas as coisas são feitas e existem. Para adquirir este conhecimento limitado a razão humana é grandemente auxiliada pela fé. Ora, a fé é uma virtude e um dom de Deus, pelo qual, conhecendo a veracidade infalível de Deus, temos certeza de tudo o que Ele revelou e apresentou por meio de Sua Igreja para nossa aceitação e crença.
A fé em geral pode ser definida da seguinte forma: é considerar verdadeiro tudo o que outro nos diz, sob sua autoridade, e sem exigir de tal pessoa quaisquer provas da verdade que ele afirma. Assim que sabemos que uma verdade foi revelada por Deus, cremos nela sem exigir a prova de sua certeza, sabendo, como sabemos, que Deus não pode errar, nem afirmar falsidade, pois Ele mesmo é a verdade eterna e infalível. Esta é a fé religiosa, ou fé no sentido próprio da palavra.
Como obtemos tal crença? Quão pouco as pessoas privadas da luz da fé conhecem Deus e seu próprio destino! Da natureza de Deus e das três pessoas divinas em Deus eles nada sabem. Eles não sabem quem os redimiu nem quem os santificou. Embora capazes de distinguir entre o bem e o mal, seu conhecimento dele e das virtudes cristãs, como castidade, caridade, etc., é necessariamente muito imperfeito.
Uma fé que ensina essas verdades não pode proceder apenas da razão humana, mas deve necessariamente vir de Deus. A fé é um dom de Deus São Paulo recebeu este dom ou graça da fé enquanto viajava para Damasco com a intenção declarada de perseguir os cristãos. Recebemos a graça da fé no Sacramento do Batismo, bem como nos demais sacramentos, pela nossa oração zelosa e contínua. Todo o nosso estudo, ciência e trabalhos não podem nos dar fé. Por isso, São Paulo escreve: “Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, porque é dom de Deus”. (Efésios 2:8)
No entanto, Deus, embora nos conceda fé, não força nossa crença. Temos nosso livre arbítrio, que pode aceitar ou rejeitar a fé. Se aceitarmos e preservarmos através da vida a fé que nos foi dada por Deus, se dirigirmos todos os nossos pensamentos, palavras e ações de acordo com a lei e os requisitos da fé, essa fé ou crença dentro de nós se torna uma virtude real, e então, e só então podemos nos chamar de cristãos crentes, católicos verdadeiramente crentes. A verdadeira fé de um cristão católico é, portanto, uma virtude e um dom de Deus, pelo qual consideramos verdadeiro tudo o que Deus revelou.
Arquivo ePub | Baixe ou leia online
Este ebook é fornecido em formato .epub -- o arquivo padrão usado pelas livrarias. Após a compra, você poderá ler aqui mesmo, no site da Simplíssimo, ou poderá baixar para ler em seu aparelho. A maioria dos dispositivos já saem de fábrica com um app de leitura instalado, mas caso precise instalar um app de leitura, os melhores são esses: Android: Google Play Reader ou Aldiko; iOS: Apple Books ou Google Play Books; Windows/Mac: Calibre (Windows, Mac, Linux).