Brandeira Brasil

Pesquisa Revela Situação Atual dos eBooks no Brasil

Eduardo Melo (Simplíssimo) Ebooks, Notícias Deixe um comentário

Desde que a venda comercial de eBooks começou no Brasil, em fins de 2009, o número de livros digitais em português sempre foi escasso – nunca passando de alguns milhares. Ao que parece, a situação está mudando.

Simplíssimo realizou uma pesquisa, durante o mês de janeiro, para apurar dados atuais sobre a oferta de eBooks em português, a composição dos catálogos, formatos disponibilizados, principais gêneros disponíveis, entre outras informações. Foram consultados os sites das principais livrarias que oferecem eBooks em português (Gato Sabido, Saraiva, Cultura e Amazon) no dia 20 de janeiro, e relacionados os títulos efetivamente disponíveis aos consumidores. As informações são públicas e podem ser verificadas de forma independente por qualquer pessoa interessada.

Como contexto para esta pesquisa, convém recordar rapidamente a trajetória da venda de eBooks no Brasil. Em dezembro de 2009, havia cerca de 300 eBooks em português à venda na livraria Gato Sabido, à época da sua estréia. A Gato abriu as portas logo após o Kindle passar a ser vendido internacionalmente pela Amazon, em outubro de 2009. Logo depois, entre março e abril de 2010, Saraiva e Cultura aderiram à venda de eBooks, mas as editoras não sentiram pressa em aderir aos livros digitais. O reflexo disso se verificou no ano seguinte, em abril de 2011, quando havia somente de 2 a 3 mil eBooks em português, segundo os números fornecidos pelas livrarias.

Passados agora dois anos da “chegada” do eBook ao Brasil, a situação mudou definitivamente. O volume de livros digitais em português mais que triplicou nos últimos meses.

Número de eBooks em português disponíveis em janeiro de 2012, por livraria

Número de eBooks em português disponíveis em janeiro de 2012, por livraria. A Livraria Cultura não aparece neste gráfico, pois não foi possível contar com precisão os eBooks em português disponíveis.

Os dados obtidos mostram o cenário real sobre os eBooks no Brasil. Em 20 de janeiro de 2012, a livraria brasileira com a maior oferta de eBooks era a Gato Sabido, com 7.292 títulos em português. A estratégia da Xeriph (distribuidora de eBooks e empresa “irmã” da Gato Sabido) está reunindo mais títulos que a Saraiva, a maior rede de livrarias do país. O leitor irá notar que a Livraria Cultura não aparece neste gráfico. Muitos títulos em português apareciam misturados aos estrangeiros, e essa segmentação incorreta não permitiu contar com precisão a oferta em português.

É importante ressaltar que a maioria dos títulos disponíveis na Amazon não está disponível nas demais livrarias. Ao que parece, ainda são bem poucas as editoras que oferecem conteúdo na Amazon, e os títulos em geral são de domínio público ou publicados diretamente por autores.

10 editoras com mais eBooks à venda, por livraria, em janeiro de 2012

10 editoras com mais eBooks à venda, por livraria, em janeiro de 2012. O número da editora Record contempla todos os seus selos editoriais.

Analisando a oferta de eBooks pelas 10 editoras que mais publicam em formato digital, e comparando a distribuição entre as livrarias, salta aos olhos a  discrepância. Os catálogos diferem, às vezes radicalmente, de livraria para livraria. Algumas editoras aparentam dar exclusividade a uma livraria, outras até estão presentes em todas, mas restringem a oferta de títulos nesta ou naquela. Em alguns casos isso até pode representar estratégia de lançamento. Mas é difícil que isto seja a regra geral, em um mercado ainda imaturo como o nosso.

Considerando que a Amazon possui um catálogo de eBooks diferenciado das outras livrarias, e que as livrarias brasileiras não oferecem as mesmas obras entre si (haja visto os desvios na oferta de títulos das editoras em cada livraria), é possível afirmar que há pelo menos 11 mil eBooks em português disponíveis. Talvez um pouco mais, mas seguramente 11 mil ebooks.

As 10 maiores editoras brasileiras em oferta de eBooks somam,  juntas, 4.086 ebooks. Representam portanto mais de 1/3 dos eBooks em português disponíveis. Se ampliamos o quadro e consideramos as 30 editoras que mais oferecem eBooks, elas respondem por metade dos títulos em português.

Participação na oferta de ebooks em português das 30 editoras com mais ebooks publicados, em janeiro de 2012

Participação na oferta de eBooks em português das 30 editoras com mais eBooks publicados, em janeiro de 2012

Brasil atingirá a massa crítica em 2012

Ao que tudo indica, estamos próximos da massa crítica para o mercado de eBooks.

A primeira “onda” de adesão ao livro digital começou logo após o início das vendas Kindle, internacionalmente, e colocou as livrarias em preparação para o novo mercado. Dois anos se passaram, e agora viveremos uma nova onda em que as editoras aderem e aumentam a oferta de conteúdo digital.

É um processo em andamento e ainda no início. Esta segunda onda terá como catalisador, em alguns meses (ou semanas), a influência da Amazon, desta vez com a abertura da loja de eBooks (Kindle Store) brasileira, quem sabe até operações envolvendo livros impressos. A influência e as repercussões da Amazon no Brasil serão muito intensas, certamente mais que dois anos atrás. Diferentemente daquele momento, o país agora conta com uma base mínima de aparelhos para ler eBooks. Estima-se algumas centenas de milhares de iPads, mais um milhão de iPhones, e embora os números de eReaders no Brasil ainda sejam incertos, são pelo menos algumas dezenas de milhares – levando em conta que estão à venda vários modelos no país desde 2010/2011, além do Kindle. Quantos deles são Kindles, ainda não se sabe.

Estamos na iminência de mais uma mudança no mercado, no balanço de forças entre as empresas locais e no comportamento dos consumidores de livros. Este poderá ser o último ano de tranquilidade para muitas editoras, assim como o início da história de sucesso de tantas outras.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoPesquisa Revela Situação Atual dos eBooks no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *