Open Web Platform e livros digitais

Fernando Dicas, Ebooks, Notícias 2 Comments

Foi lançado neste dias um livro sobre a Plataforma aberta da Web ou “Open Web Plataform“, fruto do trabalho de três autores que se dedicam de modo integral à este tema (Fábio Flatschart, Clécio Bachini e Cesar Cusin). Para quem não sabe do que estamos falando, pense na possibilidade da sua geladeira apresentar uma receita de doce usando um eBook que você alugou online. Ela irá apresentar a receita que utiliza os ingredientes que você  tem disponíveis ou irá comprar online o que falta para completar a receita escolhida!

Está surgindo uma nova era, e poucos ainda se manifestaram sobre ela. É a era da Plataforma Aberta da Web. Mais do que o rótulo de HTML5, as tecnologias ligadas à Web vão sofrer uma revolução com os novos recursos agregadores de mídias, armazenamento e transmissão de dados. O mecanismo que hoje chamamos de browser vai se tornar a grande máquina virtual, que estará em todos os dispositivos. Clécio Bachini, um dos autores.

No livro são esclarecidas estas ideias e dadas pistas de como preparar-nos para este futuro.

E o que isto tem a ver com os livros digitais? Tudo.

No mundo editorial o caminho é o mesmo. Ter o próprio livro no formato HTML5 permite reutilizar este conteúdo em diferentes modalidades, seja colocando “na nuvem”, em forma de site web, seja em eBook ou até mesmo impresso. Não importa o dispositivo, mas o conteúdo.

O formato ePub pode desempenhar uma função muito importante. Ele permite um ingresso gradual e controlado nesta nova era, transportando ou “convertendo” os conteúdos literários para um formato flexível, líquido, independente de suporte (seja impresso ou digital). Como ele  é na realidade um “pacote” que utiliza as tecnologias web,  é possível  “empacotar” o conteúdo neste formato ou então “desempacotar” ele para ser utilizado em outras formas e plataformas (lembram da geladeira?).

Se a transformação do conteúdo do formato gráfico fixo para uma linguagem de marcação como o HTML5 for bem feita as futuras transformações e reutilizações serão simples, funcionais e com custos reduzidos.

Enfim, “Open Web Platform” é leitura absolutamente obrigatória para quem quer entrar no mundo das publicações digitais com o pé direito!

Uma excelente oportunidade de encontrar pessoalmente um dos autores é a Conferência Revolução eBook. O Fábio Flatschart vai estar dando uma palestra sobre o HTML5 e aprofundando estes temas no que diz respeito o mundo dos eBooks. Confira a programação.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoOpen Web Platform e livros digitais

Comments 2

    1. Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *