foxconn

Os Aparelhos Que Utilizamos Prejudicam Pessoas

da Redação Notícias Deixe um comentário

iPads, tablets, notebooks, smartphones, Androids. Compramos nossos gadgets para facilitar e mudar nossas vidas, quase sem pensar em tudo o que foi feito para que eles chegassem às nossas mãos. E, dadas as condições, o melhor seria nem ter que pensar.

Recentemente, uma reportagem investigativa feita pelo The New York Times (apenas para assinantes) mostrou como como vivem e como trabalham os empregados da Foxconn, empresa responsável por nada menos do que 40% da fabricação de eletrônicos em todo o mundo. Há, inclusive, uma fábrica prestes a ser inaugurada por aqui, para construir aparelhos da Apple.

De acordo com o jornal O Globo:

A Foxconn tem um exército de 920 mil empregados, boa parte ganhando menos de US$17 por dia, segundo dados do “NYT”. Muito dessa força de trabalho dorme em alojamentos dentro das sedes da Foxconn, ficando disponível 24 horas por dia — são 210 mil só em Shenzhen. Entre outros gadgets, a companhia monta o iPad e o iPhone da Apple, o console de games Xbox 360 da Microsoft, o e-reader Kindle, da Amazon, o console Wii da Nintendo e o PlayStation 3 da Sony. Sem falar de placas de vídeo da Nvidia e placas mãe de computadores com modelos para processadores Intel e AMD. Ainda segundo o “NYT”, outras integradoras asiáticas terceirizadas por HP, IBM, Lenovo, Nokia, Motorola e Toshiba também apresentam condições subumanas de trabalho. A Apple faz entre 200 e 300 auditorias por ano nas fábricas chinesas, mas os direitos trabalhistas continuam sendo violados.

Tim Cook, atual CEO da Apple, respondeu às queixas feitas pelo jornal:

“Como uma empresa e como indivíduos, somos definidos por nossos valores. Infelizmente, algumas pessoas estão questionando os valores da Apple hoje, e eu gostaria de resolver este problema com você diretamente. Nós nos preocupamos com cada trabalhador na nossa cadeia de suprimentos em todo o mundo. Qualquer acidente é profundamente preocupante, e qualquer problema com as condições de trabalho é motivo de preocupação. Qualquer sugestão de que nós não nos importamos é patentemente falsa e ofensiva para nós. Como você sabe melhor que ninguém, acusações como estas são contrárias aos nossos valores. Não é o que somos.”

Por isso, é sempre bom nos preocuparmos em cobrar essas empresas sobre como trabalham os empregados, e em quais condições de trabalho eles são fabricados. Comprando esses equipamentos, nos tornamos também responsáveis por essas pessoas que sofrem, corroboramos e fechamos os olhos para isso. Procure ler nos sites das empresas o que eles fazem pelos seus empregados e também pelo meio ambiente. E, se ler alguma coisa suspeita nos meios de comunicação, cobre explicações.

Com informações do eBookNewser.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

da Redação

Para entrar em contato com a redação do Revolução eBook, escreva para sac@simplissimo.com.br

SimplíssimoOs Aparelhos Que Utilizamos Prejudicam Pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.