Os Livros Digitais na Educação – artigo
Revolução E-book
Vivemos um momento muito especial para o mercado editorial com a definitiva popularização dos tablets. Estamos surfando em uma verdadeira onda revolucionária nesse campo, similar ao que viveu há alguns anos a indústria fonográfica em relação aos impactos do padrão mp3, dos tocadores portáteis e da internet.
Sem desejar iniciar um debate polêmico sobre a hipótese dos tablets substituirem o livro
impresso, o fato é que eles indiscutivelmente abrem novas perspectivas para o campo da leitura e, principalmente, para a educação. Esta já é uma realidade pelo menos para as crianças da rede pública, pois o MEC recentemente anunciou que irá distribuir tablets para as escolas públicas em 2012, investindo aproximadamente 70 milhões de reais neste projeto.
Além de diminuírem o peso das mochilas, condensando centenas de livros para algo como menos de 1 KG, os tablets trazem a animação e interatividade para as histórias infantis, tornando a leitura uma aventura ainda mais divertida, como aposta Luciana Marques, pedagoga, pós-graduada em informática na educação, professora há 23 anos e colunista da rádio BandNews FM com a coluna “
Olhar Sustentável“.
Luciana Marques é uma das autoras que está se inserindo no universo dos livros digitais educativos. Ela criou o primeiro livro da coleção “Sustentabilidade para Crianças”, chamado “Sustentabilidade! O que é isso?”, que será lançado tanto na versão impressa, quanto em livro digital. Porém, segundo a autora, o sucesso dos e-books na educação só será alcançado se as escolas estiverem munidas de um projeto pedagógico consistente, caso contrário esta ferramenta poderá perder todo o sentido.
Por Marcos Tito, analista de sistemas com mais de 15 anos de experiência no mercado de desenvolvimento de software e autor do livro Introdução ao Microsoft Dynamics AX. Atualmente é gestor de inovação da Linha RM, na TOTVS.
Os Livros Digitais na Educação