Reinventamos a experiência de compra para ebooks — conheça a Hotpage 2.0

Eduardo MeloAtualizado em: Destaque, Marketing, Notícias 4 Comments

A vantagem primordial do ebook é o acesso rápido e instantâneo ao conteúdo de qualquer obra, certo? Entre o ebook e o leitor, porém, há uma barreira crucial: a venda do ebook. Para as grandes empresas de tecnologia este processo é algo trivial. Já para as pequenas empresas (ou editoras, no nosso caso), nem um pouco! Mesmo assim, nós aqui da Simplíssimo nos atrevemos a desenvolver uma sistemática nova para a venda dos ebooks, visando eliminar todas as complicações do processo, desde a compra até a leitura do ebook. E o resultado foi, digamos assim… fabuloso! Já no primeiro mês, [leia mais]

Edital para Bibliotecas Digitais 2018, do MinC, ignora a realidade

Eduardo Melo Artigos, ereader, ereaders, Opinião, Tecnologia Deixe um comentário

Recebi semana passada, uma dúvida de um gestor de biblioteca pública, a respeito do Edital para Bibliotecas Digitais 2018, do Ministério da Cultura. A dúvida foi bem simples: “O edital diz para comprar somente e-readers?”. Li com bastante atenção antes de responder. Realmente, está lá, item 1.2.1:

1.2 Os projetos apresentados deverão destinar recursos, exclusivamente, para o cumprimento dos seguintes objetivos: 1.2.1 Ambiente digital: aquisição de equipamentos: e‐readers (leitores de livros digitais), de modo a permitir que os usuários da biblioteca tenham condições de ter acesso ao acervo digital a ser disponibilizado.
1.2.2 Ambiente visual: aquisição de [leia mais]

Dívida da Saraiva cresce e empresa demoraria 12 anos para pagá-la; crise acende luz vermelha para editores

Eduardo Melo Mercado, Notícias Deixe um comentário

A situação da Saraiva preocupa o mercado —e agora não só pelos atrasos de pagamentos a editores que, junto aos da Livraria Cultura, têm provocado uma crise no setor.

No atual cenário, a rede de livrarias, que responde por cerca de um terço das vendas de livros no país, demoraria quase 12 anos para quitar seu endividamento líquido —isso se a empresa não fizer novas dívidas e seu fluxo de caixa se mantiver constante.

Chega-se ao número com os dados do último balanço da empresa. O indicador é feito a partir da razão entre a dívida [leia mais]

Como editoras e livrarias independentes buscam se reinventar em meio à crise mais dramática do mercado editorial (revista época)

Eduardo Melo editora, Mercado, Notícias Deixe um comentário

Simone Paulino fechava a Casa Paratodos, que abrigara eventos de editoras independentes durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no ano passado, quando foi interpelada por uma mulher desesperada em busca do livro A mulher de pés descalços, da ruandesa Scholastique Mukasonga. Não sobrara nenhum exemplar na Travessa, a livraria oficial da Flip. Os dois romances de Mukasonga — A mulher de pés descalços e Nossa Senhora do Nilo, ambos publicados pela editora Nós — foram, respectivamente, o segundo e o quinto livros mais vendidos daquela Flip. Paulino fundou a Nós em 2015 e se especializou em edições caprichadas [leia mais]

Livrarias Saraiva e Cultura estão inadimplentes – saiba como isto afeta você

Eduardo Melo Artigos, Destaque, Notícias Deixe um comentário

Conforme noticiado na Folha de São Paulo e Revista Época, Saraiva e Cultura estão inadimplentes com editoras e distribuidoras há vários meses, relutando inclusive em renegociar suas dívidas. A dívida total da Saraiva (incluindo empréstimos), levaria 12 anos para ser integralmente paga, mantidas as condições atuais da empresa.

Agora que o assunto se tornou público, fico mais à vontade para comentar isto publicamente.

Para a Simplíssimo, a notícia acima não é nenhuma novidade — em 2016 e 2017, foram inúmeros os episódios de atraso, alguns com duração de vários meses. Após insistentes cobranças, ameaças, etc., as livrarias eventualmente quitaram seus [leia mais]

Livro digital

Eduardo MeloAtualizado em: Notícias Deixe um comentário

Um livro digital (livro eletrónico/eletrônico ou o anglicismo e-book) é um livro em formato digital que pode ser lido em equipamentos eletrônicos tais como computadores, PDAs, Leitor de livros digitais ou até mesmo celulares que suportem esse recurso. Os formatos mais comuns de Ebooks são o PDF, HTML e o ePUB. O primeiro necessita do conhecido leitor de arquivos Acrobat Reader ou outro programa compatível, enquanto que o segundo formato precisa de um navegador de Internet para ser aberto.

Livros em espanhol para iniciantes – quatro opções para aprender o idioma

Eduardo Melo Dicas Deixe um comentário

O espanhol é um dos idiomas mais importantes para qualquer tipo de profissional, portanto, fique atento e se dedique ao máximo para obter os melhores frutos no futuro, seja em seu lado pessoal ou profissional. Se você trabalha em uma empresa que tem contato com países da América do Sul ou até mesmo na Espanha, o aprendizado se torna necessário e obrigatório para um melhor desempenho. Vamos ver neste artigo a importância dos livros e quatro dicas para você aprender o idioma com mais tranquilidade.

Primeira dica – escolha um livro de acordo com o seu nível

Um bom professor [leia mais]

Dicas: Preparando seu livro para publicação

Eduardo Melo Destaque, Dicas Deixe um comentário

Ao finalizar seu texto, comece a pensar em deixar seu livro pronto para publicação e divulgação marketing. Pergunte a si mesmo: “Como meu livro será visto pelos leitores ao vê-lo pela primeira vez?” A venda de livros online tem algumas semelhanças com a venda em lojas físicas – seu objetivo é fazer com que seu livro se destaque nas prateleiras, com uma capa atraente e um título intrigante, além de poder ser encontrado facilmente pelos leitores. Aqui estão as três principais áreas nas quais você deve focar:

Revisão

O primeiro requisito para o sucesso é ter um livro bem escrito. [leia mais]

Editor de livros digitais responde: “Quem decide é o leitor”

Eduardo Ebooks, Mercado, Notícias, Opinião 1 Comment

(texto por André Palme, diretor da Kappamaki Digital e O Fiel Carteiro, em resposta à coluna de Paulo Tedesco)

Isto não é uma guerra de formatos, é uma batalha pela leitura.

Vivo a leitura digital. Ela não é parte do meu trabalho, ela é meu trabalho.

Como apaixonado por leitura e tecnologia, há 2 anos resolvi assumir esse papel 100%, junto com outros amigos e profissinais: de mostrar que a leitura digital pode ajudar em muito na formação de novos leitores e na disseminação da leitura. Principalmente se unirmos leitura a um hábito já consolidado para a maioria das pessoas, [leia mais]

Livro de vencedor do Nobel é recusado por 19 editoras em ‘teste cego’

Eduardo Melo Notícias Deixe um comentário

O autor francês Claude Simon, vencedor do Nobel de Literatura de 1985, teria dificuldades para publicar um de seus livros mais célebres se fosse um iniciante.

Um fã do compatriota morto em 2005, Serge Volle, resolveu fazer uma espécie de “teste cego” e enviou as primeiras 50 páginas de “O Palácio” para 19 editoras — sem dizer que a obra já havia sido publicada pelo célebre escritor em 1962. Volle contou à rádio publica francesa que recebeu 12 respostas negativas e foi ignorado outras sete vezes. Nenhum editor viu potencial no romance de Simon, que se passa durante a Guerra Civil [leia mais]

Repórter da Folha de SP confirma: para ler em público e com privacidade, vá de ebook

Eduardo MeloAtualizado em: Destaque, Notícias Deixe um comentário

O enviado especial do jornal Folha de SP a Manchester, Diogo Bercito, comprovou na prática: ebook é o formato mais indicado para quem precisa ler conteúdos “sensíveis” em público.

Voando para Manchester, o repórter leu durante duas horas o livro “The ISIS Apocalipse”, sobre o grupo terrorista islâmico. Ao desembarcar do avião, o repórter ficou detido por duas horas no aeroporto e foi liberado após interrogatório de policiais da unidade de contra-terrorismo.

Pediram para ver o tal livro e anotaram o título. Então tentaram explicar as circunstâncias, dizendo que era compreensível outros passageiros se incomodarem comigo.

Sugeriram que evitasse essa [leia mais]

Esquema do funcionamento da frase-senha no DRM Readium LCP

Novo DRM para ebooks, Readium LCP permitirá compartilhamento em pequenos grupos

Eduardo MeloAtualizado em: Artigos, Notícias, Tecnologia 1 Comment

Lançado em versão beta no mês de março, o Readium LCP permitirá o compartilhamento de arquivos entre poucas pessoas, utilizando senha e sem exigir cadastro dos leitores — com a perspectiva de ser mais seguro e barato, para as editoras, que o padrão usado atualmente — o Adobe DRM.

Este DRM chama-se Readium Licensed Content Protection, ou Readium LCP. Foi desenvolvido pela Fundação Readium*. O Readium LCP é um sistema de DRM baseado em “frases senhas” (passphrases), apoiado em tecnologias de encriptação consagradas e uma abordagem mais focada na experiência dos usuários/leitores.

A concepção do novo [leia mais]

Máquinas de impressão sob demanda

Amazon quer imprimir os livros das editoras

Eduardo MeloAtualizado em: Amazon, Destaque, Notícias Deixe um comentário

Há cerca de uma semana, a Amazon mudou as regras para venda de livros impressos em seu site. A partir de agora, vendedores terceirizados podem “conquistar” o botão de compra dos livros, desbancando a Amazon (e as próprias editoras), quando um livro ficar “fora de estoque” na própria Amazon.

Esta sistemática já é aplicada em praticamente todos os outros produtos vendidos na Amazon. Se a Amazon vende um produto e fica sem estoque, outro vendedor terceirizado, que possua o produto em estoque, “conquista” a primeira opção de venda na página do produto, tornando-se a opção padrão do botão de compra (posição disputadíssima [leia mais]

Divulgar seu ebook é fácil — tendo as ferramentas certas

Eduardo MeloAtualizado em: Destaque, Dicas, Marketing 5 Comments

Publicar ebooks é apenas o primeiro passo de uma longa jornada de divulgação, preocupação permanente dos autores que valorizam seu trabalho. Para potencializar o trabalho de marketing dos ebooks publicados na Simplíssimo, oferecemos várias ferramentas para apoiar este trabalho.

Hotpage: a central de marketing do ebook

A Hotpage é uma página criada pela Simplíssimo, para o ebook, agregando todas as informações sobre a obra. Nesta página, o leitor pode comprar o ebook sem intermediação de livrarias. Veja uma Hotpage aqui. Esta abordagem facilita a sua divulgação e elimina barreiras na compra do ebook, pois a Hotpage, ao contrário das [leia mais]

Editoras vendem menos ebooks nos EUA; vendas diretas de autores, disparam

EduardoAtualizado em: Ebooks, Notícias 2 Comments

As editoras estão vencendo a guerra quixotesca contra seus próprios ebooks, visto que as vendas de ebooks caíram entre 11% e 13% no último ano – o número varia conforme a fonte escolhida. Segundo dados da Nielsen, a queda foi de 13% em 2015, comparado com 2014. Como resultado disso, a participação de mercado dos ebooks publicados por editoras, caiu de 27% para 24%. No caso das 5 maiores editoras norte-americanas (comumente apelidadas como “Big 5”), a participação dos ebooks nas vendas caiu de 38% para 34% no período analisado.

Foram vendidas 204 milhões de unidades, contra 234 milhões em 2014. As vendas de livros impressos, por outro lado, aumentaram 2,8%, para 653 milhões de unidades.

Os ebooks tendem a ser mais lucrativos para editoras, visto que alguns custos de distribuição e criação são reduzidos. Nos EUA, porém, as editoras exercem um forte controle sobre os ebooks, como forma de frear a crescente influência da Amazon no mercado. Em termos de faturamento, segundo a revista Fortune, o faturamento com ebooks em 2015 foi de US$ 2.8 bilhões – uma queda de 11% com relação a 2014. O market-share total dos ebooks em 2015 seria de apenas 17%, contra 19% em 2014 e 21% em 2013.

Se por um lado as vendas digitais das editoras caem, o mesmo não pode ser dito das vendas “indie” (independentes), os ebooks auto-publicados por autores.

De acordo com dados do site Author Earnings, de 2014 até o presente as vendas de ebooks por autores independentes crescem vertiginosamente.

Foto mostrando as partes superiores de 5 ereaders, umas encostadas nas outras

7 Dicas para Quem Vai Comprar um eReader (Kindle, Kobo, entre outros)

da RedaçãoAtualizado em: Dicas, Ebooks, Tira-dúvidas 17 Comments

Nos últimos tempos, os consumidores brasileiros ganharam muitas opções de eReaders que podem ser comprados com a maior facilidade e em território nacional. Kindle, Kobo, Lev… quem é fã de tecnologia e livros, já não consegue resistir à tentação. Quer – e vai – comprar o seu eReader! Nessa hora, todo cuidado é pouco, já que o investimento é grande e ninguém quer se arrepender depois. Para ajudar os leitores na dura tarefa de escolher o seu aparelho, preparei uma lista com 7 dicas essenciais para considerar antes da compra.

1. Considere as suas necessidades (e o seu desejo!)

Um [leia mais]

Vários tablets e eReaders lado-a-lado

Vai Ler eBooks? Não Comece Comprando o Aparelho

Eduardo MeloAtualizado em: Dicas, Ebooks, Tira-dúvidas 10 Comments

Tradução livre do texto originalmente publicado no blog Ebook Friendly.

Mais e mais pessoas estão comprando eReaders, os leitores de ebooks, por conta dos preços acessíveis. Mas se você está realmente interessado em ler ebooks, comece lendo sobre ebooks. Uma coisa muito importante que você precisa saber, é que nem todos os ebooks funcionam em todos os aparelhos – ao menos, não facilmente.

Se você compra um Kindle, tenha em mente que não será possível comprar ebooks da Kobo e do Google, e passá-los para ler no seu Kindle, sem [leia mais]

Qual Programa Usar Para Ler Livros Digitais?

Eduardo MeloAtualizado em: Ebooks 8 Comments

Essa dúvida é muito comum: que programa usar para ler um eBook? Existem muitos formatos e muitos programas. E tantas opções complicam a vida de quem não é craque em informática, na hora de ler livros digitais. Então vou tentar acender um fósforo nessa sala escura, para a turma que tem essas dúvidas.

No computador

Quer ler no computador? Sabe, ou aceita, instalar um programa novo? Se a resposta for sim, sugiro sem sombra de dúvida a leitura no formato ePub, usando o Adobe Digital Editions, um aplicativo gratuito da Adobe para Windows e Mac.

No ADE, é possível manter [leia mais]

Conteúdo Bônus – uma estratégia inteligente para promover ebooks

Eduardo MeloAtualizado em: Dicas, Notícias Deixe um comentário

Oferecer conteúdo extra, como “bônus” ou “brinde” após a compra do ebook, é uma estratégia inteligente para agregar valor ao seu ebook. É uma ideia lógica, afinal, se o ebook é um arquivo digital, faz muito sentido agregar a ele outros conteúdos igualmente digitais que sejam úteis aos leitores, como PDFs, Powerpoints, Planilhas de Excel, etc.

(ao final do texto, confira o passo-a-passo para incluir conteúdos bônus para seu ebook)

Um conteúdo bônus serve para aumentar a funcionalidade do seu ebook e atrair leitores indecisos. Um ebook sobre planejamento financeiro pode oferecer, como bônus, algumas planilhas de Excel como brinde. Já [leia mais]