Leitores do BRICS lêem mais ebooks que países europeus

eduardo Ebooks, Mercado, Notícias 4 Comments

Segundo dados preliminares de uma pesquisa realizada desde 2011, os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) tem mais leitores entusiastas do digital, que os países europeus. É o que mostra o levantamento realizado em países como China, Índia, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Brasil, México, África do Sul, Egito e Austrália. O responsável é o sociólogo Gustavo Cardoso, do Instituto Universitário de Lisboa, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.

Os dados da pesquisa permitem perceber, por exemplo, que no Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul há mais leitores que já leram um livro em formato digital [79 por cento] do que na Europa [43 por cento, Alemanha, França, Itália, Espanha, Reino Unido e Portugal].

Por outro lado, em Portugal, apenas 10% dos entrevistados disseram ter lido mais de oito livros em formato digital ao longo do último ano, enquanto a amostra global do inquérito encontrou uma média de 30%. A existência de grandes leitores em formato digital ainda é “incipiente” na pátria-mãe dos países lusófonos, quando comparada a outros países.

“Tentou-se mapear a mudança. Como é que as pessoas lêem hoje, por via de terem adotado, como forma de leitura, as telas. Quais são as tendências de transformação que alcançam as bibliotecas e a relação com este tipo de leitores”, antecipou Gustavo Cardoso, aos jornalistas.

O levantamento internacional revela ainda que os que dizem ler livros em formato digital têm um maior nível de escolaridade e relacionam leitura e prazer mais com livros em papel do que em digital. A pesquisa completa deve ser publicada e divulgado até o final deste ano. Confira mais informações e a matéria completa no site Notícias ao Minuto.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoLeitores do BRICS lêem mais ebooks que países europeus

Comments 4

  1. Gente… Como é q um site voltado para as novas tecnologias de leitura tem uma tela tão mal adaptada ao mobile? Tentei redimensionar o texto para facilitar a leitura no iPad e não consegui. Tão duro quanto uma revista normal. Curto o site e a proposta, e espero q não se ofendam com a sugestão de otimzar a leitura mobile.

  2. Oi Marcos. De fato, embora o design seja responsivo, as fontes não redimensionam… estamos a par. Vamos consertar isso no final do ano. Obrigado pela paciência!

  3. Pingback: Mercado promissor! Leitores do BRICS lêem mais ebooks que países europeus | Editora HN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *