twitter logo

Papo no Twitter: Editoras São Mesmo Necessárias Para a Publicação?

09/12/2011
 / 

Perguntamos no Twitter “Editoras são mesmo necessárias para a publicação? Autores independentes nunca farão sucesso?” para discutir nas redes sociais o recente documento publicado pela editora Hachette, em que afirma que a auto-publicação é um equívoco. As respostas surgiram tanto no Twitter como no Facebook, e vamos reproduzi-las abaixo:

Hudson Almeida Eu particulamente acho que as editoras continuam sendo um filtro importante. Embora errem muito na hora de escolher o que publicar ou não, uma BOA editora é uma forma de validar a qualidade de algo. Não que não possa surgir um grande autor auto-editado, mas como todo mundo acha que sabe escrever e tem a idéia de um grande livro, é muito dificil você pescar algo bom no meio do cada vez maior número de obras lançadas por conta própria.

Camila Cabete Acho que a co-publicação veio para mais uma opção ao autor que pode não conseguir uma editora ou tenha se aborrecido com uma. O papel da editora ainda é fundamental, a não ser que o autor tenha uma estrutura por trás dele (consultoria, produção editorial, assessoria de imprensa, público identificado, financeiro e advogado)… se não tem esta estrutura, a editora provê isso a você… se não investir em sua auto-publicação ela vai ficar lá… paradona… e nunca ninguém chegará nela… Internet é maior do que todas as livrarias juntas misturadas… fácil perder alguma coisa no meio…

Cy Romao Hoje não é necessário uma editora para publicar um livro. No entanto, a editora está diretamente vinculada à distribuição. Quanto maior a editora e a significância no mercado, maior alcance a obra pode ter. E infelizmente, qualidade textual é o que menos tem interessado ao mercado.

Henrique Ulbrich Pior: se o teu livro “não tem mercado”, você não publica. Mesmo que tenha sim, um mercado de nicho. Mas tiragem de menos de 3 mil exemplares não interessa.

Cy Romao Acho que hoje, todo produto tem um mercado. Tudo uma questão de abordagem, lobby e interesse em formar um mercado consumidor. Algumas editoras de porte pequeno e médio já exploram bem alguns nichos e acabaram adaptando a linha editorial a esses consumidores. Sobre a questão da tiragem, isso também tá ligado a uma outra questão: o custo de publicação no país é muito alto. O livro enquanto produto final é isento de imposto (ICMS), mas papel, material gráfico não.

Henrique Ulbrich O que você falou é válido, Cy, mas o enfoque do meu comentário é outro: editoras pequenas exploram UM nicho, ou alguns poucos. Você corre o risco de escrever para um assunto que não possua uma editora interessada, mesmo pequena.

Cy Romao É um fato. Mesmo com um nicho, você pode ter um livro e não ter quem queira editá-lo ou distribuí-lo.

Percebemos que ainda está todo mundo muito focado no papel impresso, mas é isso aí, são dois lados e duas moedas. Se de um lado a editora atua como filtro de qualidade e hub de serviços, de outro pode deixar de fora boas obras que sejam de nicho e não possuam o interesse desejado por uma editora.

Por isso, são casos e casos. Vale sempre tentar ser publicado por uma editora, pois isso aumenta a qualidade do seu trabalho. Mas senão acontecer isso, é sempre possível recorrer aos vários serviços de auto-publicação já disponíveis, e encontrar seu público você mesmo.

 

  1. O que vejo muitas as pessoas comentarem sobre esse assunto é na questão de distribuição e marketing envolvendo a publicação de um livro.
    Independente dos livros serem impressos ou digitais a função de uma editora vai além das citadas acima. Todo o trabalho de revisão, normalização, adequação do texto, iconografia, projeto gráfico, diagramação entre outros, são o que fazem real diferença em um livro. Se o autor, quiser publicar com qualidade precisa passar por essas etapas, por meio de uma editora ou profissionais autônomos. Isso sim, é o diferencial!

    1. É o diferencial, mas não é obrigatório. Nos Estados Unidos temos autores independentes que já passaram de um milhão de eBooks vendidos, e ainda fazem sucesso com novos títulos. Ou seja, não precisaram de uma editora para fazer sucesso. Entretanto, essa não é uma “sorte” de todos, e editoras continuam sendo muito importantes nesse processo.

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293