Para O’Reilly, DRM “leve” não é solução

Daniel Pavani Ebooks, Notícias Deixe um comentário

Joe Wikert, da O’Reilly Media, possui uma opinião simples e direta sobre o tão comentado DRM “leve” para os eBooks: “Não é a solução”. Ele fez alguns comentários bem interessantes, respondendo a um pedido de Bill McCoy, diretor executivo do IDPF.

Para Wikert, a aplicação de  tal padronização está longe de ser eficaz principalmente pela forma como o mercado se configura atualmente. Em sua visão, como a Amazon detém de 60 a 70% do mercado de livros digitais e não adota o padrão EPUB, isso quer dizer que a solução do DRM “leve” se aplicaria apenas a menor fatia do mercado – isto é, aos 30-4o% restantes.

Mais importante talvez, é a opinião de Wikert para o desenvolvimento de uma ferramenta como esta. O DRM já seria uma forma de incomodar os leitores e “dar às editoras uma falsa sensação de segurança”. Assim, a O’Reilly se pergunta por que investir em mais um tipo de DRM para apenas 40% do mercado, quando inclusive já se vê movimentos para um mundo sem-DRM no mercado de eBooks.

A editora acredita que, ao contrário do que propõe o IDPF, a melhor solução seria encorajar outras editoras a trabalhar sem o DRM e, quem sabe assim, diminuir um pouco o controle que a Amazon tem sobre o mercado.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoPara O’Reilly, DRM “leve” não é solução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *