Para O’Reilly, DRM “leve” não é solução

Daniel Pavani Ebooks, Notícias Deixe um comentário

Joe Wikert, da O’Reilly Media, possui uma opinião simples e direta sobre o tão comentado DRM “leve” para os eBooks: “Não é a solução”. Ele fez alguns comentários bem interessantes, respondendo a um pedido de Bill McCoy, diretor executivo do IDPF.

Para Wikert, a aplicação de  tal padronização está longe de ser eficaz principalmente pela forma como o mercado se configura atualmente. Em sua visão, como a Amazon detém de 60 a 70% do mercado de livros digitais e não adota o padrão EPUB, isso quer dizer que a solução do DRM “leve” se aplicaria apenas a menor fatia do mercado – isto é, aos 30-4o% restantes.

Mais importante talvez, é a opinião de Wikert para o desenvolvimento de uma ferramenta como esta. O DRM já seria uma forma de incomodar os leitores e “dar às editoras uma falsa sensação de segurança”. Assim, a O’Reilly se pergunta por que investir em mais um tipo de DRM para apenas 40% do mercado, quando inclusive já se vê movimentos para um mundo sem-DRM no mercado de eBooks.

A editora acredita que, ao contrário do que propõe o IDPF, a melhor solução seria encorajar outras editoras a trabalhar sem o DRM e, quem sabe assim, diminuir um pouco o controle que a Amazon tem sobre o mercado.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Daniel Pavani

SimplíssimoPara O’Reilly, DRM “leve” não é solução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.