Lançamento de Último Trem Mostra Caminho para Unir E-books e Livros Impressos – artigo

Colaboração do leitor Notícias Deixe um comentário

Semana passada, dia 5 de maio, a editora vieira & lent lançou o livro Último Trem, de Marcos Simas, na estreia do selo editorial Colofon. Apostando em interatividade, tecnologia e novas mídias, o lançamento atraiu bastante atenção da mídia especializada e da grande imprensa – em termos de imagem, um sucesso desde a largada.

Qual a razão do sucesso? O hot-site do livro resume:

O livro ÚLTIMO TREM é um romance que ultrapassa o papel. Ao longo da narrativa, a vida do protagonista, Miguel, se confunde com cenas, trechos e falas dos clássicos do cinema. O leitor poderá saber pelo hotsite todas as informações sobre os filmes e assistir alguns trechos pelos links de sites de compartilhamento de vídeos. Interatividade com o leitor é o conceito. O autor dá vida aos personagens no meio virtual pelas redes sociais. Promoções incentivam os leitores a criar conteúdo multimídia sobre o livro. Blog, twitter e entrevistas em vídeo, áudio e texto, aproximam leitor e autor, que como roteirista e diretor de cinema realizou alguns curtas que podem ser assistidos online.

O Último Trem na versão ePub, visto no Cybook Opus, e-reader da Bookeen

Os leitores visivelmente saíram ganhando com a iniciativa da vieira & lent. A estratégia de empregar novas mídias também se assentou em inovações práticas, por exemplo, uma amostra grátis online e uma versão e-book, por R$ 15,00, incluindo uma valiosa lista de links externos, que contextualizam muitas referências da obra. A obra saiu também em versão impressa, à venda por R$ 42,00.

O lançamento de Último Trem demonstra que é possível, sim, agregar valor à produção literária, quando editor e autor compreendem o valor da interatividade com os leitores – e sabem empregar isso a seu favor. Planejamento, autor engajado, livro bom com edição boa, assessoria de imprensa organizada, um conjunto de parcerias, tudo isso segue imprescindível na receita do sucesso. A novidade é a amplificação desse resultado, para além das folhas impressas, alcançando públicos que podem até não frequentar livrarias, mas certamente entram todo dia na Internet.

Ainda resta alguma dúvida se vale a pena investir em novas mídias?

Da nossa parte, aqui na Simplíssimo, estamos orgulhosos de ter dado nossa pequena contribuição para o sucesso de Último Trem, produzindo a versão ePub do e-book. Estamos cumprindo nossa missão de ajudar os editores brasileiros a adotar o livro eletronico sem medo e sem preconceitos, com instrumentos seguros e profissionais. Para nós, o Último Trem foi só o primeiro de uma série!

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Colaboração do leitor

SimplíssimoLançamento de Último Trem Mostra Caminho para Unir E-books e Livros Impressos – artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.