Pare de Reclamar dos eBooks – artigo


Revolução E-book

Eu pude perceber no Congresso Internacional CBL do Livro Digital desse ano e continuamente vejo na internet: todos só sabem falar dos defeitos dos eBooks. Inclusive quem os vende!

O mais comum é ler coisas como “Ah, mas esse formato não reproduz flash”, ou “Ah, mas esse leitor tem tela preta e branca, não dá nem para ver vídeos!”.

Todos têm tanto medo do eBook, tanto receio de que as pessoas não adotem essa tecnologia, que acabam perseguindo o objetivo de deixá-los o mais parecido possível com o livro físico, oferecendo-os até pelo mesmo preço — ou mais caro, infelizmente. Então, se querem tanto que ele seja igual ao livro impresso, porque reclamam da falta de opções dele?

Ao contrário do que muitos pensam, nem todos os eBooks precisam ser forrados de recursos, não precisam ter animações a cada 5 páginas, vídeos e aplicativos. Uma boa coisa do livro digital é simplesmente a facilidade de expandir o alcance do conteúdo.

O que está sendo esquecido é o verdadeiro, o primeiro objetivo do eBook: espalhar o conhecimento. E isso é uma capacidade que ele tem de sobra, algo que executa com qualidade! É um arquivo leve, que viaja com facilidade pela internet, que não cobra caríssimos valores para ser distribuído, impresso ou armazenado, estocado.

Ele pode, com poucos passos, chegar ao outro lado do mundo, pode chegar a quem nunca leu nada parecido, a quem procura uma obra esgotada, rara. Quantos brasileiros poderiam ver, algum dia, a versão original de O País das Maravilhas na biblioteca do Reino Unido? Sem o aplicativo para iPad, poucos. Com o aplicativo, talvez não todos, mas um número muito maior.

O eBook é uma simples e barata semente de conhecimento, que rapidamente pode chegar a grandes audiências, graças à sua mistura com a rede mundial de computadores. Isso não soa incrível? Um pequeno livro de cordéis, escrito no interior do sertão nordestino, pode chegar a um executivo japonês, com pouca dificuldade, apenas boa vontade.

Enquanto apontamos os obstáculos, estamos deixando de enxergar as oportunidades. Estamos vivendo bem no meio da época de mudanças, temos a oportunidade de formatar esse novo negócio, de deixar nossa marca de inovação no futuro. Podemos facilitar e melhorar a vida de muitas pessoas em pouco tempo. Quem mais tem a oportunidade de ver isso em seu mercado de trabalho?

Todos os problemas que estão surgindo trazem consigo espaços para as soluções, brechas para melhorias, oportunidades de vendas e de lucros.

Acho totalmente válido questionar os obstáculos, porque é justamente isso que trará soluções. Mas não adianta ficar apenas apontando problemas, porque isso não leva a nada.

Portanto, pare de reclamar dos eBooks, comecem a inovar!

Pare de Reclamar dos eBooks

 

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293