PEC Propõe Acabar Com Impostos Sobre eBooks

da Redação Ebooks, Notícias 1 Comment

Mais iniciativas tramitam pelo Governo para que os eBooks sejam considerados livros e tenham os mesmos benefícios que seus irmãos impressos.

O deputado federal Sandro Alex (PPS-PR) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estende a imunidade tributária concedida aos livros, jornais, periódicos e ao papel destinado à sua impressão, aos livros, jornais e periódicos editados em qualquer meio físico ou eletrônico.

Sandro Alex argumenta que a imunidade tributária de que trata a Constituição visa estimular a leitura, a educação e a cultura por meio do barateamento do preço de livros, jornais, periódicos e do papel destinado à sua impressão.

O deputado também ressalta que a atual definição do que é um livro está obsoleta:

Publicação de textos escritos em fichas ou folhas, não periódica, grampeada, colada ou costurada, em volume cartonado, encadernado ou em brochura, em capas avulsas, em qualquer forma e acabamento

“Atualmente, é possível armazenar uma biblioteca com centenas ou milhares de obras nas diversas mídias óticas, tais como o CD-ROM e os vários formatos de DVD gravável”, afirma Alex.

Entretanto, nem todos aceitam as novas tecnologias. A jurisprudência atual do STF (Supremo Tribunal Federal)  reconhece apenas aos livros impressos em papel a imunidade tributária prevista na Constituição. Em recente decisão no Recurso Extraordinário – RE 330.817, publicado em 05/03/2010, o Ministro Dias Toffoli entendeu que a imunidade tributária dos livros em papel não é extensiva aos livros em formato eletrônico.

Apesar de já estar acostumada à velocidade bem menor em que andam as instâncias governamentais, acho muito bom que pelo menos alguns políticos estejam interessados no livro e em sua evolução tecnológica, os eBooks. Com a chegada de multinacionais por aqui, é provável que observemos uma rapidez maior nessas concessões.

Com informações do Portal Nacional do PPS.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

da Redação

Para entrar em contato com a Simplíssimo, escreva para contato@simplissimo.com.br

SimplíssimoPEC Propõe Acabar Com Impostos Sobre eBooks

Comments 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.