Penguin logo

Penguin Suspende Empréstimo de Seus eBooks em Bibliotecas

da Redação Notícias Deixe um comentário

O release oficial diz:

Penguin logo

A Penguin tem sido defensora de longa data de bibliotecas com ambas as versões físicas e digitais de nossos livros. Sempre demos alto valor sobre o papel que as bibliotecas podem desempenhar na ligação de nossos autores com nossos leitores. No entanto, devido a novas preocupações sobre a segurança de nossas edições digitais, achamos necessário suspender a disponibilidade dos nossos novos títulos no formato digital enquanto resolvemos esses problemas com nossos parceiros de negócios. Objetivo da Penguin é sempre conectar escritores e leitores, e com esse objetivo em mente continuamos empenhados em trabalhar em estreita colaboração com nossos parceiros comerciais e da comunidade bibliotecária para forjar um modelo de distribuição que seja seguro e viável. Nesse meio tempo, queremos assegurar-lhe que as edições físicas de nossos novos títulos continuarão a estar disponíveis em bibliotecas em todos os lugares. “

A OverDrive, empresa responsável pela distribuição dos títulos digitais às bibliotecas, não soube dizer o que teria motivado a editora a tomar a decisão. Erica Glass, gerente de relações com a mídia da Penguin também não quis falar a respeito ou dar maiores explicações. As bibliotecas também não sabem dizer o que poderia ter acontecido para tal decisão ter sido tomada.

As editoras Macmillan e Simon & Schuster também não licenciam de eBooks para bibliotecas públicas. O Hachette Book Group retirou seus títulos de lançamentos em eBooks de circulação das bibliotecas em julho de 2010, embora tenha reconsiderado essa decisão recentemente.

Uma checagem no catálogo da Biblioteca Pública do Brooklin mostrou uma diminuição de 1000 livros no catálogo digital. A Penguin é famosa por seus clássicos publicados, com melhorias e textos extras que costumam ser muito bem aceitos.

Um dos motivos para a decisão da Penguin e de tantas outras pode estar no receio de queda de vendas devido à disponibilidade gratuita de seus títulos digitais em bibliotecas. Mas não há como comprovar isso.

Decisões parecidas podem afetar o novo esquema de empréstimo para bibliotecas. Será que haverão mais problemas assim no futuro?

Com informações do eBookNewser, The Digital Shift e TeleRead

SimplíssimoPenguin Suspende Empréstimo de Seus eBooks em Bibliotecas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *