Garola lendo

Pesquisa Mostra Que Crianças Gostam de eBooks, Adolescentes Não

da Redação Ebooks, Notícias Deixe um comentário

Essas já são afirmações bem utilizadas no mercado editorial, mas agora a Bowker traz uma confirmação por meio de uma pesquisa apresentada recentemente. Foram entrevistadas 2 mil pessoas, mil compostas por pais de crianças de 1 a 12 anos e outras mil com pais de jovens de 13 a 17 anos, no período de outubro a novembro.

Para os pais de crianças, a loja física continua sendo essencial, pois 85% dos livros ainda são comprados por impulso, e o pedido de uma criança por um livro responde por 52% dos motivos de compra.

Os pais estão compartilhando seus aparelhos eletrônicos com os filhos, e passam os modelos mais antigos para estes. Os números mostram que 27% das crianças pesquisadas possuem seu próprio computador, 25% um iPhone, 12% um iPod touch e 7% tem um eReader. “Lares em que se lê muito também são lares com bastante tecnologia”, afirma Kelly Gallagher, vice-presidente de serviços de publicação da Bowker.

Um problema a ser resolvido nesse mercado é o de que apenas 37% dos livros para crianças foram comprados novos, enquanto que 34% são repassados pelos pais, 17% são dados de presente e 9% é alugado em bibliotecas. Mais um item importante: dois terços dos pais querem que os livros sejam identificados por grau escolar ou nível de leitura, e isso é relevante em um eBook.

Dois terços dos pais preferem que seus filhos leiam no impresso, afirmando que o livro físico ajuda no foco da leitura e que as crianças preferem a sensação do papel. Mas crianças de 7 a 12 não se importam muito com isso: elas acham que eBooks são divertidos e legais, custam menos e as incentivam a ler mais.

Conclusão: É um mercado que promete grande expansão, mas é preciso convencer os pais de que o produto digital também vale a pena, não somente pelo preço, mas também por facilidades, acesso a informação e qualidade do conteúdo.

Com os jovens, fica tudo um pouco mais bagunçado. Apenas 8% preferem eBooks, enquanto que 26% informa não ter preferência e 66% consomem o impresso. Além de considerarem as telas para leitura (em celulares e eReaders) muito pequenas, jovens também acham que os eBooks são pouco sociais. Nessa idade, pessoas gostam de compartilhar e discutir assuntos com os amigos através de redes sociais, e além de eBooks não possibilitarem isso, também são muito restritivos no uso.

Mas não é preciso se desesperar: a pesquisa indicou que as próprias redes sociais são o local ideal para que editoras cheguem aos jovens, pois eles são mais propensos a terem descoberto um eBook que compraram pelas redes sociais do que qualquer outro grupo.

Conclusão: Os adolescentes são o grupo mais complicado na onda dos eBooks. Por mais tecnológicos que sejam, consideram o livro uma das poucas partes desconectadas de suas vidas, usam as capas para entrar em conversas e fazer amigos. Mas é justamente por meio da internet que eles podem ser encontrados. A presença da editora no Facebook, a organização de campanhas na internet, entre outras frentes a serem exploradas, podem ser a solução para conquistar os jovens.

Com informações do paidContent.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

da Redação

Para entrar em contato com a Simplíssimo, escreva para contato@simplissimo.com.br

SimplíssimoPesquisa Mostra Que Crianças Gostam de eBooks, Adolescentes Não

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.