“A pirataria é uma ameaça real”, defende diretora do CEDRO

Eber Freitas Ebooks, Mercado Deixe um comentário

Alguns nomes de vanguarda defendem licenças mais flexíveis ou até mesmo a pirataria indiscriminada de conteúdo digital. Alguns autores – evocando Paulo Coelho como exemplo emblemático – preferem ser pirateados para tornar suas obras ainda mais acessíveis. O pensamento da bibliotecária Magdalena Vinent vai na outra mão: para ela, a pirataria é uma ameaça real e deve ser combatida.

Vinent, que também é filóloga, dirige a CEDRO, entidade com sede na Espanha destinada a proteger os direitos de propriedade de autores e editores. Para ela, a atuação da sociedade contra a pirataria de conteúdo digital deve se dar principalmente em três eixos: “1. fornecer acesso legal e facilitado ao conteúdo; 2.o reforço das leis e medidas administrativas; e 3. criar programas educacionais para enfatizar a importância dos direitos de propriedade intelectual”, explica.

Para ela, a pirataria está longe de ser um bom negócio para os autores e para as editoras, a quem são confiados os direitos patrimoniais das obras. “Editores começam um novo negócio para facilitar o acesso simplificado e legal a trabalhos digitais e, muitas vezes, eles não têm receita suficiente para pagar pelo seu investimento por conta de atividades ilegais. A pirataria é uma competição injusta com o editor”, justifica.

Magdalena Vinent irá participar do painel “O Direito Autoral do Livro Digital – o quanto evoluímos”, durante o 4º Congresso Internacional do livro Digital. O evento acontecerá durante os dias 13 e 14 de junho, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo (SP).

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Eber Freitas

Simplíssimo“A pirataria é uma ameaça real”, defende diretora do CEDRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *