“A pirataria é uma ameaça real”, defende diretora do CEDRO

Eber Freitas Ebooks, Mercado Deixe um comentário

Alguns nomes de vanguarda defendem licenças mais flexíveis ou até mesmo a pirataria indiscriminada de conteúdo digital. Alguns autores – evocando Paulo Coelho como exemplo emblemático – preferem ser pirateados para tornar suas obras ainda mais acessíveis. O pensamento da bibliotecária Magdalena Vinent vai na outra mão: para ela, a pirataria é uma ameaça real e deve ser combatida.

Vinent, que também é filóloga, dirige a CEDRO, entidade com sede na Espanha destinada a proteger os direitos de propriedade de autores e editores. Para ela, a atuação da sociedade contra a pirataria de conteúdo digital deve se dar principalmente em três eixos: “1. fornecer acesso legal e facilitado ao conteúdo; 2.o reforço das leis e medidas administrativas; e 3. criar programas educacionais para enfatizar a importância dos direitos de propriedade intelectual”, explica.

Para ela, a pirataria está longe de ser um bom negócio para os autores e para as editoras, a quem são confiados os direitos patrimoniais das obras. “Editores começam um novo negócio para facilitar o acesso simplificado e legal a trabalhos digitais e, muitas vezes, eles não têm receita suficiente para pagar pelo seu investimento por conta de atividades ilegais. A pirataria é uma competição injusta com o editor”, justifica.

Magdalena Vinent irá participar do painel “O Direito Autoral do Livro Digital – o quanto evoluímos”, durante o 4º Congresso Internacional do livro Digital. O evento acontecerá durante os dias 13 e 14 de junho, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo (SP).

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Eber Freitas

Simplíssimo“A pirataria é uma ameaça real”, defende diretora do CEDRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.