Microsoft vai entrar pesado no mercado de eBooks

Eber Freitas Ebooks, Mercado Deixe um comentário

A Microsoft tem desenvolvido produtos e serviços à altura de seus concorrentes no mercado tecnológico em geral, mas está agindo ao melhor estilo mineiro no mundo dos eBooks: comendo pelas beiradas. Enquanto a Apple e a Amazon lutam por fatia de mercado e brigam na Justiça para garantir o melhor modelo de negócios, a companhia de Bill Gates fez uma oferta de US$ 1 bilhão pela Nook Media, deficitária unidade da Barnes & Noble.

No ano passado, a Microsoft e a Pearson já haviam investido cerca de US$ 500 milhões na Nook Media [WSJ]. Mas ainda não saiu nada de concreto dessa aliança. Em outro front, a companhia está investindo fortemente no desenvolvimento do padrão HTML5, fundamental para o suporte de novos negócios digitais. Essa segunda parte foi confirmada por David Langridge, publisher e diretor de parcerias para conteúdo da Microsoft.

“Nós estamos, há algum tempo, abraçando um padrão industrial que é o HTML5. Este é um cidadão de primeira classe no nosso sistema operacional Windows 8 e no navegador Internet Explorer, dentre outras tecnologias da Microsoft”, afirmou.

Langridge irá ministrar uma palestra sobre como publicar para a área de educação em uma nova era, 4º Congresso Internacional do Livro Digital.

Todos os fatos indicam que a jogada da companhia no mercado editorial será no âmbito dos livros didáticos, onde a Apple não conseguiu tanto êxito com o iBooks Author. A Pearson, que também tem parte na Nook Media, é uma das gigantes globais em soluções educacionais, e atua no mercado brasileiro. O eReader Nook fecharia o ciclo, caso a unidade seja de fato vendida. “Nós vemos a Nook Media como um componente essencial na distribuição de livros eletrônicos hoje”, explica Langridge.

Ele critica a linearidade dos formatos atuais de eBooks, a ausência de interoperabilidade – o que acaba representando um acréscimo no custo do livro digital -, e defende um formato multimídia com mais possibilidades interativas. Langridge irá falar mais sobre esses e outros assuntos no durante o 4º Congresso Internacional do Livro Digital, que acontece entre os dias 13 e 14 de junho no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo (SP). O evento ainda tem vagas disponíveis.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Eber Freitas

SimplíssimoMicrosoft vai entrar pesado no mercado de eBooks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.