Características abstemiológicas da expressão “SÓ POR HOJE”
Existem três formas de compreender o “só por hoje”. Essa expressão possui a tríplice característica de ser, simultaneamente, PRINCÍPIO, TÉCNICA e EFEITO.
Como PRINCÍPIO, o “só por hoje” nos ensina que a violação dessa regra extinguirá, imediatamente, a abstinência. Como TÉCNICA, o “só por hoje” nos revela que podemos ficar em abstinência e suportar todas as dificuldades “apenas por hoje”. Como EFEITO, o “só por hoje” revela que se foi possível ficar abstêmio “hoje” é porque foi feito tudo que era possível para que ocorresse esse resultado, de modo que o efeito do “só por hoje” é mais um dia abstêmio.
Vejamos outras características dessa locução:
Apesar das suas características positivas, não podemos deixar de lado o VIÉS NEGATIVO previsto nessa máxima. De fato, como foi apontado por SCHRÖDER[1] existem diversos problemas que podem ser sinalizados pelo discurso do “só por hoje” posto que oculta uma “ação individualista e egocêntrica” que disfarça um “sentimento de autopiedade”. Ademais disso, essa expressão pode ser utilizada para justificar condutas antagônicas ao próprio processo abstêmio, por exemplo, “só por hoje vou beber”, “só por hoje vou usar drogas” ou “só por hoje não vou fazer terapia”.
CURIOSIDADE
Concordo, humildemente, com SCHRÖDER no sentido que a origem da expressão “só por hoje” remonta aos alcoólicos anônimos e deriva da máxima “um dia de cada vez”[2].
CONCLUSÕES
De fato, a expressão “só por hoje” é um verdadeiro medicamento cognitivo que pode — e deve — ser utilizado pelo abstêmio indiscriminadamente, mas, como tudo na vida, pode apresentar certos impropérios.
Bons estudos!
Escritor: Péricles Ziemmermann
___________
REFERÊNCIAS
[1] SCHRÖDER, Luciane Thomé. “SÓ POR HOJE”. SIGNUM: Est. Ling., Londrina, v. 12, n. 2, p. 247-261, dez. 2009. Informação disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/download/4930/4624>. Acesso em 18 abril 2023.
[2] Vide nota anterior.
Sugerimos, humildemente, a leitura do texto: TODOS ABSTÊMIOS SÃO IGUAIS?
ZIEMMERMANN, Péricles. ITINERÁRIOS ABSTEMIOLÓGICOS. Porto Alegre/RS: Editora Simplíssimo, 2020. ISBN 978-85-924432-3-8
ZIEMMERMANN, Péricles. ABSTEMIOPATIAS. Porto Alegre/RS: Editora Simplíssimo, 2021. ISBN 978-85-824583-6-5
Para saber mais: EBOOKS GRATUITOS