Image

TEORIA DA INFLEXIBILIDADE RACIONAL OU TEORIA DAS ZONAS DE CERTEZAS

27/06/2022
 / 

TEORIA DA INFLEXIBILIDADE RACIONAL OU TEORIA DAS ZONAS DE CERTEZAS

 

Existem 03 (três) zonas de certeza no tratamento: Zona Positiva, Zona Negativa e Zona Cinzenta. O presente estudo se dedicará à zona de certeza positiva e à zona de certeza negativa.

 

A flexibilidade conceitual é critério para a evolução consciencial do abstêmio. Entretanto, existem certos princípios, regras e conceitos que não admitem “nenhuma” flexibilidade. São regras inflexíveis, inalteráveis, imutáveis e devem ser interpretadas “quase” literalmente. A violação de tais regras causa a IMEDIATA recaída do abstêmio. Estas regras podem se situar em zona de certeza Positiva – que é aquilo que o abstêmio precisa fazer e se não fizer recairá imediatamente – ou zona de certeza Negativa – que é aquilo que o abstêmio não pode fazer e se fizer recairá imediatamente.

 

Na zona de certeza cinzenta estão certas regras e princípios que podem ser interpretados de modo diferente para cada abstêmio, conforme a natureza da sua adicção e história de vida. Aqui, será necessária flexibilidade conceitual e o abstêmio, no início, não possui essa percepção. Por isso, a zona de certeza cinzenta não interessa para esse estudo. Ficaremos com as zonas POSITIVA e NEGATIVA.

 

Identificar a natureza inflexível destas regras é fundamental para a manutenção da abstinência. Já que o abstêmio é “CABEÇA DURA” (teimoso), é muito mais didático discutir com ele quais são as regras inflexíveis do que entrar em zonas cinzentas, onde existem certas regras que podem ser interpretadas de modo equivocado.

 

Assim, sendo repetitivo, o presente estudo pretende apresentar regras, princípios e conceitos que são inflexíveis no tratamento, porque se forem violados geram a imediata recaída.

 

Nestas zonas de certeza (positiva ou negativa) não se admite qualquer “promiscuidade”, “deslize” ou negligência. O erro quanto aos valores apresentados será severamente punido com a RECAÍDA. Assim, a recaída sucede – sobrevém – após a quebra dos valores presentes nas zonas de certezas (positiva ou negativa). Tais valores representam os fundamentos e a base do futuro sistema ideológico abstinente, ou seja, as ideias e características que construirão a ideologia do abstêmio (S.I.A. positivo). A conclusão derradeira é a de que a violação de qualquer dessas zonas de certezas gerará a inevitável recaída, com todas as suas mazelas e repercussões desastrosas na vida dos envolvidos com o processo de abstinência. Os familiares e cuidadores também podem – e devem – contribuir para aumentar o discernimento do abstêmio quanto às suas zonas de certeza positiva e negativa.

 

Para concluir, no plano individual, a abstinência resulta em fazer o máximo possível correndo o mínimo possível de riscos. Existem 03 (três) zonas de certezas: zona positiva, zona negativa e zona cinzenta. Zona positiva é o que “eu posso fazer”. Zona negativa é o que “eu não posso fazer de jeito nenhum”. O problema reside na zona cinzenta, que corresponde ao que “eu penso que posso fazer, mas não posso”, ou ao que “eu penso que não posso fazer, mas posso”.

 

Para mais informações:  COMPRANDO LIVROS TÉCNICOS

 

Bons estudos!

(Escritor: Péricles Ziemmermann)

Deixe um comentário

Simplíssimo Livros Ltda © 2010-2018 - Praça Conde de Porto Alegre, 37/11 - Porto Alegre/RS - 90020-130 - Brasil
Chat via Whats (51) 98628-2293