Preferência Por Tablets a eReaders Cresce Rapidamente

da Redação Ebooks, Notícias 1 Comment

Uma pesquisa encomendada pelo BISG (Book Industry Study Group) revelou o que todos já sabem, de um jeito ou de outro: muito mais pessoas estão preferindo os tablets aos unifuncionais eReaders. O que a pesquisa também revelou é que a velocidade dessa preferência é cada vez maior.

Em apenas seis meses a preferência por eReaders em lojas como a Amazon e Barnes & Noble caiu de 72% para 58%, enquanto que os tablets já são a escolha de leitura de 24%, comparado a 13% no mesmo período. O tablet preferido para leitura, porém, não é o badalado iPad, e sim aqueles que não são da Apple, essencialmente os tablets da Amazon e Barnes & Noble, uma preferência que foi de 5% para 13% em um semestre.

“O movimento de eReaders dedicados para tablets multi-funcionais é um passo importante que os editores devem entender, pois lhes permite oferecer uma experiência mais rica e mais interativa em seus eBooks”, disse Angela Bole, Diretora Executiva Adjunta daBISG. “Um dos pontos fortes deste estudo é que ele pode traçar essa evolução, preparando os editores de eBook para o que os leitores querem e esperam que venha a partir deles.”

E 30% entrevistados também informaram que estão gastando mais em livros de todos os formatos desde que começaram a comprar eBooks, enquanto 50% relatou um aumento de títulos comprados, também em qualquer formato. Para eBooks, os números são melhores: 62% disse gastar mais em eBooks, e 72% afirmou comprar mais títulos no formato digital.

Falta de atenção em tablets multifunção podem ser um problema

Porém, mesmo com a alegria de poder oferecer conteúdo mais interativo em tablets, nem tudo são rosas para esse novo comportamento. Kelly Gallagher, vice presidente de serviços de publicação da Bowker, adverte: “Tablets podem afetar negativamente o negócio do eBook, uma vez que o tablet é um dispositivo multifuncional e, portanto, chamam o leitor de livros a atividades não relacionadas a leitura e, portanto, leva-os a consumir livros mais lentamente e, portanto, comprar menos livros, contra uma única função de dispositivos dedicados de leitura”.

eReaders gratuitos?

Para combater essa mudança de escolha, a solução pode estar no preço. Com os tablets sendo oferecidos a preços cada vez menores, uma opção seria oferecer gratuitamente os eReaders, a fim de incentivar o uso desse dispositivo e, consequentemente, da compra de mais livros: “Eu acho que Nook e o Kindle vão promover ativamente isso até o final do ano”, disse Gallagher. “Ambos para interesses diferentes. O Nook porque os livros conduzem o negócio; Dê as navalhas, venda as lâminas de reposição. E da Amazon para manter o leitor, o cliente capturado, para que possam manter o comprador para todos os seus outros produtos”, completa.

O estudo foi feito pela Bowker Market Research em fevereiro de 2012 com 1000 compradores de livros.

Com informações do TeleRead, Digital Book World e

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

da Redação

Para entrar em contato com a redação do Revolução eBook, escreva para sac@simplissimo.com.br

SimplíssimoPreferência Por Tablets a eReaders Cresce Rapidamente

Comments 1

  1. Interessante matéria, realmente parece que as pessoas preferem, provavelmente por questão econômica, gastar 200 dólares num tablet e não gastar mais 100 num e-reader. O público pra e-readers não é o mesmo que adora joguinhos casuais e acessar facebook enquanto está indo para o trabalho, mas é aquele que gosta mesmo de ler. Como a maioria lê muito casualmente, prefere por este motivo e por questão econômica um tablet.

    Eu tenho um tablet mas só uso em casa (até que pq não tem 3g), e pra mim não tem coisa melhor que o Kindle pra ler.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.