Previsões de 2012 Para os Autores

da Redação Autores, Ebooks, Notícias Deixe um comentário

Final de ano é isso. Tudo o que encontramos na internet são resumos do que foi 2011 e previsões de como será 2012. Nos sites sobre o mercado editorial digital não poderia ser diferente. A expectativa é grande, pois 2011 já foi um bom ano e está levando a 2012 muitas chances e números altos. E por isso, o assunto mais falado é esse, dos resumos e perspectivas, em todos os ângulos possíveis.

Um desses interessantes ângulos que eu encontrei hoje foi o artigo de Martyn Daniels no site FutureBook. Ele fala sobre os autores, e como eles devem se encaixar em 2012. As chances são boas, e promete ser um ótimo ano para quem souber jogar os dados certos e aproveitar oportunidades certeiras. Vamos ver o que ele diz:

2011, muitas vezes demonstrou que os autores estão começando a “fazer o digital para si mesmos”.

Muitos autores continuam amarrados a novos contratos que incluem o digital, mas muitos daqueles que tinham mantido seus direitos digitais ou retomado os direitos de suas backlists começaram a perceber que é fácil de fazer tudo por si mesmos e, potencialmente, ganhar mais como resultado. Alguns escolheram ferramentas de auto-publicação como a Amazon, Pubit ou Smashwords enquanto outros tomaram uma rota mais convencional como a Open Road. Alguns separaram suas listas dianteira e traseira e perceberam que não precisam da “servidão digital” com licenças perpétuas e royalties fixos, e onde a grande maioria dos ganhos vão para outro lugar. O desafio que os autores e seus agentes enfrentam agora, é como evitar as algemas digitais. É como assumir um contrato de locação comercial, que pretende quebrar cláusulas, revisão da renda e um negócio a prazo em mais 70 anos em um mercado que ainda está em sua infância e é imprevisível.

Prevemos que mais autores publicados garantirão os velhos direitos físicos, mas seus direitos digitais serão tratados separadamente. Muitos já optam por estar vinculados a sua editora de impressão e tratam seus direitos digitais separadamente, mas todos vão estar fazendo isso com consciência do crescente mercado digital.

Acreditamos que, pelo menos, uma editora comercial vai acordar e ver o benefício de oferecer um acordo de royalty significativamente melhor nas backlists digitais e potenciais órfãos digitais, de acordo com os gostos da Open Road. Prevemos que isso será atrelado a uma nova abordagem para promover proativamente as backlists e não apenas colocá-las nas prateleiras virtuais. Como os editores se tornaram mais conscientes da necessidade de serem vistos como um parceiro de negócios confiável, vemos que os “cuidados com o Autor” tornaram-se o “sabor do mês” e estão oferecendo maior transparência das informações aos autores e talvez até mesmo pagamentos rápidos de royalties digitais.

Promoção e marketing de autores dentro de uma rede social de marketing direto continuará a ser um desafio significativo. Isso não é apenas sobre seu envolvimento com os fãs atuais, mas trata-se também de encontrar novos e crescer a base. O principal motor para a mudança é a conscientização digital e vemos o aumento da cobertura da mídia sobre as opções de autor digital se tornando um grande catalisador.

Não estamos apenas em uma era digital, mas também e mais importante agora estamos entrando em uma era dourada para a escrita. Acomodar esta criativa explosão do novo, bem como o material antigo, é o desafio real. Gerenciar as expectativas de autores e garantir que estes sejam justamente recompensados ​​e reconhecidos é agora o objetivo para todos.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.000 autores e editoras. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoPrevisões de 2012 Para os Autores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.