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Previsões de 2012 Para os Autores


Final de ano é isso. Tudo o que encontramos na internet são resumos do que foi 2011 e previsões de como será 2012. Nos sites sobre o mercado editorial digital não poderia ser diferente. A expectativa é grande, pois 2011 já foi um bom ano e está levando a 2012 muitas chances e números altos. E por isso, o assunto mais falado é esse, dos resumos e perspectivas, em todos os ângulos possíveis.

Um desses interessantes ângulos que eu encontrei hoje foi o artigo de Martyn Daniels no site FutureBook. Ele fala sobre os autores, e como eles devem se encaixar em 2012. As chances são boas, e promete ser um ótimo ano para quem souber jogar os dados certos e aproveitar oportunidades certeiras. Vamos ver o que ele diz:

2011, muitas vezes demonstrou que os autores estão começando a “fazer o digital para si mesmos”.

Muitos autores continuam amarrados a novos contratos que incluem o digital, mas muitos daqueles que tinham mantido seus direitos digitais ou retomado os direitos de suas backlists começaram a perceber que é fácil de fazer tudo por si mesmos e, potencialmente, ganhar mais como resultado. Alguns escolheram ferramentas de auto-publicação como a Amazon, Pubit ou Smashwords enquanto outros tomaram uma rota mais convencional como a Open Road. Alguns separaram suas listas dianteira e traseira e perceberam que não precisam da “servidão digital” com licenças perpétuas e royalties fixos, e onde a grande maioria dos ganhos vão para outro lugar. O desafio que os autores e seus agentes enfrentam agora, é como evitar as algemas digitais. É como assumir um contrato de locação comercial, que pretende quebrar cláusulas, revisão da renda e um negócio a prazo em mais 70 anos em um mercado que ainda está em sua infância e é imprevisível.

Prevemos que mais autores publicados garantirão os velhos direitos físicos, mas seus direitos digitais serão tratados separadamente. Muitos já optam por estar vinculados a sua editora de impressão e tratam seus direitos digitais separadamente, mas todos vão estar fazendo isso com consciência do crescente mercado digital.

Acreditamos que, pelo menos, uma editora comercial vai acordar e ver o benefício de oferecer um acordo de royalty significativamente melhor nas backlists digitais e potenciais órfãos digitais, de acordo com os gostos da Open Road. Prevemos que isso será atrelado a uma nova abordagem para promover proativamente as backlists e não apenas colocá-las nas prateleiras virtuais. Como os editores se tornaram mais conscientes da necessidade de serem vistos como um parceiro de negócios confiável, vemos que os “cuidados com o Autor” tornaram-se o “sabor do mês” e estão oferecendo maior transparência das informações aos autores e talvez até mesmo pagamentos rápidos de royalties digitais.

Promoção e marketing de autores dentro de uma rede social de marketing direto continuará a ser um desafio significativo. Isso não é apenas sobre seu envolvimento com os fãs atuais, mas trata-se também de encontrar novos e crescer a base. O principal motor para a mudança é a conscientização digital e vemos o aumento da cobertura da mídia sobre as opções de autor digital se tornando um grande catalisador.

Não estamos apenas em uma era digital, mas também e mais importante agora estamos entrando em uma era dourada para a escrita. Acomodar esta criativa explosão do novo, bem como o material antigo, é o desafio real. Gerenciar as expectativas de autores e garantir que estes sejam justamente recompensados ​​e reconhecidos é agora o objetivo para todos.

 

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