Procon-SP Determina Suspensão Para Submarino, Americanas e Shoptime

da Redação Ebooks, Notícias 1 Comment

A partir de amanhã, por determinação da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, os sites da empresa B2W Companhia Global do Varejo – Americanas.com, Submarino e Shoptime – devem ficar em suspensão por 72 horas.

Segundo a Folha, o número de atendimentos relativos a problemas com os sites da B2W saltou de 2.224 em 2010 para 6.233 no ano passado, com aumento de 180% no período, sendo a maioria das ocorrências devido a falta de entrega ou defeito do produto. Quem aqui já não teve problemas desse tipo com esses sites? Eu já tive.

O que importa para nós no meio dessa notícia é que o Submarino é um vendedor de livros digitais, e que não faz muito tempo lançou o Submarino Digital Club, em parceria com o The Copia. Uma grande iniciativa para o mercado de livros digitais no Brasil, mas infelizmente vindo de uma empresa que não sabe administrar bem seus negócios.

Em relação a eBooks, não há muitas reclamações sobre o Submarino. Quem costuma ser muito citada pela internet é a Saraiva, muitas vezes também com problemas de entregas de arquivos, pagamento indevidos, não aceitação de devoluções… por enquanto, o mercado é pequeno e algumas reclamações sobre um serviço ruim de venda de eBooks não é um problema. Porém, quando o mercado for maior e tivermos players internacionais por aqui – como a sempre preocupada com a experiência do usuário Amazon – a coisa mudará de figura.

Mesmo com os problemas do Submarino e das Americanas.com, o consumidor continua comprando nesses sites porque eles oferecem bons preços e variedade, mas quando um serviço melhor surgir, ninguém pensará duas vezes antes de trocar. E é por isso que não só as distribuidoras e livrarias devem se preocupar, mas também editoras e autores, pois a credibilidade de seu serviço fica intrinsecamente ligada à compra. Se é difícil ou ruim comprar, a venda não se concretiza, e nenhuma das partes envolvidas ganha dinheiro.

Update [22:30]: A Folha informou agora à noite que os sites Americanas.com, Submarino e Shoptime poderão continuar vendendo normalmente pela internet amanhã. A Justiça de São Paulo acolheu pedido de liminar suspendendo a decisão do Procon-SP, comunicada hoje, de impedir por 72 horas as vendas dos três sites a partir de amanhã, Dia do Consumidor.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.000 autores e editoras. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoProcon-SP Determina Suspensão Para Submarino, Americanas e Shoptime

Comments 1

  1. “Mesmo com os problemas do Submarino e das Americanas.com, o consumidor continua comprando nesses sites porque eles oferecem bons preços e variedade, mas quando um serviço melhor surgir, ninguém pensará duas vezes antes de trocar.”

    Assino em baixo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.