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DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERCEPÇÃO DOS ASSISTENTES P
Este estudo analisa os desafios e obstáculos do início da implementação da Proposta Curricular da etapa de Educação Infantil, na percepção dos Assistentes Pedagógicos das Escolas Municipais de Educação Infantil, no município de Santo André. Para atender o objetivo central foi utilizada a pesquisa qualitativa, a partir de uma abordagem exploratória, descritiva e analítica, envolvendo a análise documental e a realização de um grupo focal. Os resultados indicaram vários desafios na implementação da proposta curricular, alguns deles já se encontravam catalogados pela literatura que aborda as mudanças educacionais. Outros, no entanto, surgiram pela especificidade do trabalho pedagógico realizado e pelas características demográficas e educacionais da cidade de Santo André e de sua rede de ensino. Os achados deste estudo podem ser levados para o contexto da formação universitária e contribuir seja com a formação de gestores, de coordenadores e de assistentes pedagógicos, entre outros profissionais, nos cursos de formação inicial e continuada. Eles também podem contribuir com as Secretarias de Educação dos municípios brasileiros que pretendem implantar inovações educacionais ou pedagógicas.