Brandeira Brasil

Projeto de Tablets do Governo Está Uma Bagunça

da Redação Ebooks, Notícias 5 Comments

Noticiamos um tempo atrás que o governo brasileiro iria distribuir 900 mil tablets para escolas públicas. O projeto gerou polêmica, uma vez que não há conteúdo de qualidade para ser inserido nesses equipamentos e nem professores, nem alunos, possuem o treinamento adequado para utilizar tablets com efetividade nas salas de aula.

A conversa agora mudou um pouco. De acordo com a Folha, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que até 600 mil dos tablets que o governo vai comprar serão destinados a professores – e não para alunos, como era o objetivo inicial do MEC ao lançar a licitação, ainda sob o comando de Fernando Haddad.

Porém, mais uma vez, isso não resolve nada. Os professores não possuem o conhecimento da tecnologia das tablets, e isso faz com que seja inútil colocar tais equipamentos em sala de aula, pois não serão bem aproveitados. Há, inclusive, outro artigo na Folha que fala sobre isso. Segundo a notícia, especialistas em educação e tecnologia afirmam que o fator mais importante para que o uso do tablet seja bem sucedido em sala de aula é a preparação dos professores.

“Todo o trabalho, com tablets, netbook, notebook, sempre vai depender do professor”, diz Maria da Graça Moreira da Silva, coordenadora do curso de graduação de Tecnologia e Mídias Digitais da PUC-SP.

E a moda está pegando. Mais uma notícia da Folha informa que o Estado de Pernambuco irá distribuir tablets aos 170 mil alunos do 2º e 3º anos do ensino médio da rede estadual. A licitação, no valor de R$ 170 milhões, foi concluída ontem, e a entrega será feita em março.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoProjeto de Tablets do Governo Está Uma Bagunça

Comments 5

  1. essa é mais uma crítica pífia de pessoas que portam algum titulo de professor universitário e que se comporta como donos da verdade. Esse projeto é maravilhoso para educação, lógico que existe desafios, porém o projeto deve parar simplesmente por alguma eventual dificuldade? ainda mais com essa conversa mentirosa que denigre o profissional da educação , afirmando que o professor do ensino médio não domina as novas tecnologias.

  2. conversa fiada meu amigo. como assim alunos do ensino medio nao tem conhecimento sobre esse tipo de tecnologia vc deve ta loco, claro que os alunos tem e si n tiverem si aprende alias a escola neh onde si aprende. pra mim vai fazer toda a diferencia tecnologia nas maos intusiasmo na cabeça e assim os alunos si dedicam.

  3. Trabalho em uma escola no Rio de Janeiro, localizada na cidade de Duque de Caxias, somos a maior da baixada fluminense. Exatamente a 03 anos iniciamos um projeto com os nossos 6000 alunos aproximados, onde os mesmos utilizam a tecnologia com o nosso material digital e esse ano para cada matricula nova demos um tablet com o nosso conteúdo digital. Estamos falando de aproximadamente 1200 alunos. Participamos da educar e da Interdidática. Foi muito BOM. http://www.colegioflama.com.br

    Obrigado

    Jeferson Werneck

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *