Numerados

Publicação de eBooks: o Lado das Lojas

da Redação Notícias Deixe um comentário

Em um post recentemente publicado que mostrava o depoimento de uma editora americana sobre a dificuldade das publicações digitais, recebemos entre os comentários o depoimento de Mauro Widman, responsável pelos eBooks na Livraria Cultura.

Muitas editoras reclamam que o processo de publicação de seus livros digitais nas lojas é um martírio. Não discordo que seja, mas é preciso ver que também as lojas têm “sofrido” com os eBooks enviados a eles para venda. São muitos os problemas, que diminuem a qualidade do mercado em geral e ocasionam atrasos e erros.

Veja o que o Mauro disse:

O problema também ocorre nos sites de venda de eBooks. Eu como responsável pelos eBooks na Livraria Cultura, encontro os seguintes problemas diariamente:

1) Arquivos de editoras com imagens, páginas e conteúdo faltando ou trocado;
2) Incompatibilidade dos eBooks com o gigante universo de eReaders e tablets com aplicativos para eReaders (mesmo com a Livraria Cultura possuindo um app oficial);
3) Metadados incompletos, errados ou faltando – por exemplo, o metadado descreve uma edição e a editora manda outra no arquivo PDF/ePub.

O que realmente iria ajudar seria uma plataforma unificada que fizesse o meio de campo entre as lojas (Livraria Cultura, Saraiva, Xeriph, Amazon, Google, Apple, Kobo, etc) enviando os arquivos e metadados já adaptados para cada plataforma.

Existem algumas startups nos EUA que estão tentando isto mas ainda é muito cedo.

E ele está com a razão! Editoras, é preciso se certificar de que vocês estão entregando arquivos corretos às lojas. Para cobrar a parte dos varejistas, é preciso fazer a de vocês. Metadados são essenciais, e precisam estar totalmente corretos, pois é isso que irá garantir que seu eBook será encontrado em uma pesquisa na loja.

Passe seu arquivo final pelo ePub check, veja se não há nenhum erro, se não falta nenhum arquivo. É o básico, e um produto ruim faz perder a credibilidade de uma editora. Olho aberto!

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoPublicação de eBooks: o Lado das Lojas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *