Image

Qual a função da capa para os ebooks?

21/06/2016
 / 

Nos primórdios as “capas” de livros serviam unicamente para proteção dos livros, que naquele tempo não eram produzidos aos milhares ou centenas como nos dias de hoje. Com o passar do tempo uma nova percepção do produto livro foi notada, juntamente de novas tecnologias que transformaram para sempre o mercado editorial. Assim a capa dos livros tinha como função não só a proteção mas a identificação daquele projeto. Em tempos atuais, além dessas duas funções as capas de livros tem como principal função a propaganda do produto. Nas livrarias vemos os mais diversos acabamentos e tecnologia gráfica a serviço dessa função, tentar fisgar o leitor em meio um mar de opções.

Qual a função da capa de ebooks?

Certamente não a proteção, por outro lado a simples indicação do nome da obra e autor será simples demais. Isso posto e levando em conta o modo como os ebooks são “expostos” em sites, parece certo dizer que as capas nesse caso são de extrema importância para sua divulgação, e tem como principal e única função a identificação e comercialização do livro.

Pensando nisso percebemos o quão importante é o trabalho do capista, ou seja o profissional que fará a capa do livro. Não só a grande concorrência e oferta entre livros, o mercado editorial de ebook como se sabe, dá voz a muitos autores estreantes, que publicam suas obras de forma independente. Nesse cenário, autor desconhecido, ausência de grandes propagandas e a cocorrencia com outros autores desconhecidos e outros já consagrados, pede que o passar de olhos do seu leitor em potencial encontre uma capa de impacto, que o intrigue e através desse primeiro contato o faça querer conhecer mais daquela obra.

Seja nos sites onde o ebook está sendo vendido, ou nas divulgações em redes sociais, a capa do seu livro será o primeiro contato com o público, nessa hora um bom título ajudará (mas isso é assunto pra outra conversa). Somos seres absurdamente visuais tanto na imagem que queremos passar quanto nas imagens que vemos e em fração de segundos determinados o que vale e o que não merece a nossa atenção. Será então nesse momento que você pode ou não conseguir um leitor, não se deve comprar ou julgar um livro pela capa, alguém já disse isso e é verdade. Contudo, sem o selo de uma grande editora ou um nome de autor já conhecido, é por esse artifício que você chegará ou não ao próximo contato com o leitor. É um processo lento, construído em etapas, que por sua vez duram segundos. A visão da capa, a identificaão do título, busca pelo nome do autor, a resenha e o “clique” em adicionar a sacola. Será sobre isso e outros assuntos de literatura e design editorial que vamos conversar. Depois da rápida apresentação dessa problemática me despeço já tendo um encontro marcado no próximo post aqui no Ebook News.

Ygor Moretti Fiorante é autor e designer gráfico, publicou o ebook O Menino Susto pela Revolução ebook e o livro de contos Do Som ao Impacto, pela Editora Multifoco. Mantém o blog Moviemento e colabora para o site Cenas de Cinema. Atende autores e editoras através da Capitular Design.

 

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293