Image

Quando um Livro é Aplicativo, e um Aplicativo é um Livro?

29/03/2012
 / 

Isto não é simplesmente uma questão filosófica, como um enigma: Qual é o som de uma mão batendo palmas? A resposta impacta profundamente autores, editores, programadores, e qualquer pessoa expandindo a definição de “livro” e tendo que lidar com as restrições do jardim murado da Apple – pessoas como Ellen Jacob, experiente editora de livros infantis e diretora de criação, e seu marido, Kirk Cheyfitz , um antigo jornalista e CEO da firma de publicidade digital Story Worldwide.

(Texto traduzido do site FastCompany. A versão original pode ser vista em: Apple’s iBooks And App Store Price Out Creativity)

Jacob e Cheyfitz se uniram para produzir dois eBooks interativos. O site de resenhas Kirkus avaliou o primeiro, Bats! Furry Fliers Furry of the Night, por Mary Kay Carson, chamando-o de “um vencedor: belamente ilustrado”, “a combinação perfeita de gráficos realistas, de alta resolução da fotografia, e bem escolhidos recursos interativos”. O segundo: Horse Magic, escrito por Cathy Hapka, sai 26 de março e também é visualmente deslumbrante.

O primeiro capítulo é intitulado “Um Dia chuvoso” e é guiado pela citação: “Não deve ser permitido chover no primeiro dia das férias de verão”. Enquanto isso, o leitor é saudado pelo som das gotas de chuva e pingos de água caindo sobre a tela, obscurecendo palavras. Vire a página, e a história começa, e o som da chuva diminui até a página seguinte – então ele se foi. Cada página é ladeada por ilustrações – grama alta, flores, árvores, e em vários pontos as folhas caem história. Há o som de um cavalo a galope para longe, enquanto frases na página saltam junto ao conteúdo. Um fluxo corre sobre rochas. A noite vira dia. Há relinchos de cavalo. Palavras desintegrando-se. Minha filha de oito anos, adorou.

Aplicativos ou ebooks?

Aplicativos ou eBooks?

Eu não quero dar a impressão de que o cavalo mágico é todo brilho e pouca substância. Não é um jogo, filme, ou um desenho animado. No debate sobre a interação profundidade versus distração Jacob e Cheyfitz ficam claramente do lado de interação. Eles tratam a criação destes trabalhos do século 21 pelo ponto de vista de pessoas que fazem livros, e são inflexíveis quanto a leitura vir em primeiro lugar.

“Um monte de aplicativos na App Store tem muito pouco a ver com a leitura, enquanto os livros têm muito pouco a ver com tecnologia”, diz Jacob. “Nós queríamos criar algo em que a experiência primária da leitura foi reforçada com a tecnologia do iPad.”

Aqui está o problema, no entanto. Se você quiser vender o seu livro na iBookstore da Apple, você tem que criá-lo na plataforma da Apple iAuthor, mas então você só pode ter vídeo e links em seu livro (a menos que esses links levem para a loja da Amazon, aí esqueça). Se você projetar para os leitores poderem interagir e fazer todas as coisas que Jacob e Cheyfitz queriam em Bats! e Horse Magic, aí vai para a App Store. Por exemplo, se você fizer do morcego uma animação  que bate suas asas, a Apple pode classificá-lo como um aplicativo, não um livro. Em Magic Horse, efeitos como letras voando na tela, neblina, água precipitando-se sobre as rochas, um cavaleiro a galope – tudo visto sem ter que deixar o ambiente de página, como você faria para um vídeo – também irá desqualificar a venda na Apple iBookstore.

“A abordagem da Apple não permite muitas interações em eBooks”, diz Jacob. “Você pode colocar um filme inteiro, mas você não pode colocar algo que faz com que crianças leiam mais profundamente. Qual é o sentido nisso?” Cheyfitz acrescenta: “Comece com a noção clássica de um livro como sendo, em sua forma mais básica, tinta sobre papel, palavras e imagens. Começamos com um livro, e agora a Apple informou-nos que não é um livro, é um aplicativo. ”

A atitude mão-de-ferro da Apple em governar aplicações e eBooks não é de forma alguma questão trivial. Há muito dinheiro em jogo para os criadores de conteúdo. Os consumidores estão dispostos a pagar mais por um eBook do que para um aplicativo que contém todo o texto de um eBook, mas também oferece muito mais. Isso não faz muito sentido, é claro. Os eBooks são simples de fazer, uma vez que são compostos principalmente de texto, o que é relativamente fácil para formatar em diferentes plataformas. Mas as pessoas comparam o preço do eBook com o preço de um livro em uma livraria, e porque ele se parece com um livro e lê como um livro, eles não pensam se tiverem de pagar mais por isso.

Em contraste, o limite máximo para a maioria dos aplicativos é de cerca de US$4,99, enquanto os eBooks geralmente custam o dobro – mas custa oito vezes mais construir um livro inovador. Naturalmente há exceções. Alguns aplicativos vão além, mas  também há um vasto número de aplicativos gratuitos (que cobram por maior capacidade ou recursos, depois que você pega o grátis) e enquanto editores geralmente mantém a faixa de preços dos eBooks em um mínimo de US$9,99, há uma abundância de trabalhos auto-publicados por US$1,99 ou menos.

“Então o menos criativo, mais barato de produzir e menos sofisticado tecnicamente é o tipo de uso do iPad, e que arrecada o grosso do dinheiro”, diz Cheyfitz.

Não faria sentido, acrescenta ele, se a Apple abraçasse o varejo racional: colocar todos os eBooks “melhorados” (enhaced eBooks)  em um só lugar, onde os consumidores poderiam facilmente encontrá-los, separados dos demais aplicativos. Em seguida, os compradores de livros teriam um lugar para ir e editores poderiam manter os preços razoáveis para todos os livros digitais, especialmente os mais interativos.

“Isso beneficiaria a Apple, autores, editores, técnicos e público”, diz ele. “Então, por que a Apple não faz isso?”

Adam L. Penenberg é um professor de jornalismo na NYU e um escritor contribuindo para a Fast Company.

 

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293