Curiosidade – quando a história dos eBooks começou?

da Redação Ebooks, Notícias

Muitas dúvidas existem acerca do datamento do primeiro eBook. Em 1993, quando Peter James publicou sua obra (Host) em dois disquetes, este foi anunciado como “o primeiro romance eletrônico do mundo”, tido na época como um “apocalipse” que destruiria o formato de literatura que era conhecido.

No entanto, “o primeiro eBook” é um título aberto a debates, principalmente pelo fato do termo só ter se tornado comum recentemente, à luz de dispositivos como o Kindle. Se interpretarmos que um eBook é simplesmente um texto disponível em um dispositivo eletrônico ou na internet, podemos dizer que seu surgimento aconteceu em 1971, quando o projeto Gutenberg começara a disponibilizar os títulos. “Quando você começa a verificar e pesquisar o que, pioneiramente, estava em mídia digital, muitas vezes você encontra um monte de projetos que eram importantes de diferentes maneiras e que já foram esquecidos” diz Nick Monfort, professor na MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Dene Grigar, da Universidade do Estado de Washington, faz parte do projeto “Desbravadores: Documentando a experiência de Literatura Digital Pioneira”, e diz que o primeiro trabalho com base eletrônica que constituiu um livro é de Judy Malloy Tio Roger, publicado em 1987, como um romance de série que rodava em computadores como Apple IIe.

Com tantas especulações e teorias baseadas nos registros, é difícil que se tenha uma definição exata a respeito do surgimento dos eBooks. A data muda de acordo com as pesquisas e com a definição que esse modo de leitura recebe.

Fonte: Books: Ebooks | theguardian.com

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoCuriosidade – quando a história dos eBooks começou?