Tradução livre do post de Seth Godin, muito útil para entender o mercado digital rapidamente.
Quando a forma muda, muda também o modelo de negócios subjacente, o qual, claro, também muda a função.
Mail —> Email
Books —> ebooks
DVD —> YouTube/Netflix
1040 —> Online taxes
Visa —> Paypal
Gritaria na Bolsa —> Pregão eletrônico
Call-center —> foruns e chat online
Direct mail —> permission marketing
Em cada caso, os players originais da antiga indústria decidiram que a nova forma poderia ser incorporada ao seu modelo de negócios já existente. E em cada caso eles estavam errados. Custo marginal e velocidade e ubiqüidade e uma dúzia de outros elementos da digitalização mudaram a interação em si, e assim as funções mudaram também.
A pergunta que se repete sobre a tecnologia, a que quase sempre é precisamente a pergunta errada, é: “Como este avanço ajuda nosso negócio?”
A pergunta correta é, “como este avanço mina nosso modelo de negócio e exige de nós/nos permite construir um novo modelo?”
Há projetos que são possíveis com ebooks ou Kickstarter ou email que nunca funcionariam em um universo analógico. A maior parte do dinheiro ganho no mercado de ações hoje, é através de abordagens comerciais que nem sequer existiam 30 anos atrás.
Quando uma mudança na forma chega na sua indústria, a primeira coisa a descobrir é como ela vai mudar a função.