A Questão do Gratuito

da Redação Ebooks, Notícias Deixe um comentário

Quando oferecer um eBook de graça é uma boa estratégia? Apesar de funcionar como bom divulgador de conteúdo, oferecer um livro sem custos pode também significar “desespero”, conteúdo ruim. No mundo dos livros digitais, é complicado definir um padrão, pois é impossível prever o que vai acontecer.

Para isso é sempre bom ouvir a voz de quem já tem um bom tempo nesse caminho. No blog da Sourcebooks, a CEO Dominique Raccah fala um pouco a respeito da estratégia de oferecer eBooks gratuitos:

Há um monte de coisas que são interessantes sobre eBooks. Uma delas é que você pode facilmente mudar o preço de um deles. Então como eBooks são precificados e porque tem que ser um aspecto importante da estratégia de qualquer editora (ou do autor).

Preços (como muitas pessoas têm falado sobre e descoberto) é também uma maneira de conseguir que seu livro ou autor seja descoberto. Mas também houve uma conversa em que o livre não funciona mais e há um monte de opiniões sobre por que sim ou por que não.

[…]

Nós oferecemos 7 títulos de ficção para adultos (em romance e na ficção em geral) gratuitamente nos últimos 6 meses. Em média, as vendas dos livros a preço cheio nas 4 semanas após a promoção eram 46 vezes maiores do que as 4 semanas antes da promoção.

Isso é um aumento realmente grande – tanto em vendas e em exposição para o que são (na maioria dos casos) títulos de backlist. Há uma grande variabilidade nos resultados. Alguns títulos viram um aumento relativamente fraco, de 7 a doze vezes. Outro viu um escalonamento de 844 vezes no aumento de vendas. A média foi de 46 vezes. O gênero parece fazer uma grande diferença aqui e nós (como sempre) precisamos de mais dados.

Nós, obviamente, usamos essa tática com moderação e como parte do vasto arsenal de táticas de marketing e publicidade. Estamos testando um monte de maneiras diferentes para impulsionar as vendas e a descoberta. E enquanto nós estamos interessados ​​em impulsionar as vendas e os resultados de marketing, não estamos dispostos a fazer isso à custa do valor do trabalho dos nossos autores. Então, novamente, há tanto a análise e discussão em torno de quais diferentes táticas funcionam melhor.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.000 autores e editoras. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoA Questão do Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.