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A Questão do Gratuito


Quando oferecer um eBook de graça é uma boa estratégia? Apesar de funcionar como bom divulgador de conteúdo, oferecer um livro sem custos pode também significar “desespero”, conteúdo ruim. No mundo dos livros digitais, é complicado definir um padrão, pois é impossível prever o que vai acontecer.

Para isso é sempre bom ouvir a voz de quem já tem um bom tempo nesse caminho. No blog da Sourcebooks, a CEO Dominique Raccah fala um pouco a respeito da estratégia de oferecer eBooks gratuitos:

Há um monte de coisas que são interessantes sobre eBooks. Uma delas é que você pode facilmente mudar o preço de um deles. Então como eBooks são precificados e porque tem que ser um aspecto importante da estratégia de qualquer editora (ou do autor).

Preços (como muitas pessoas têm falado sobre e descoberto) é também uma maneira de conseguir que seu livro ou autor seja descoberto. Mas também houve uma conversa em que o livre não funciona mais e há um monte de opiniões sobre por que sim ou por que não.

[…]

Nós oferecemos 7 títulos de ficção para adultos (em romance e na ficção em geral) gratuitamente nos últimos 6 meses. Em média, as vendas dos livros a preço cheio nas 4 semanas após a promoção eram 46 vezes maiores do que as 4 semanas antes da promoção.

Isso é um aumento realmente grande – tanto em vendas e em exposição para o que são (na maioria dos casos) títulos de backlist. Há uma grande variabilidade nos resultados. Alguns títulos viram um aumento relativamente fraco, de 7 a doze vezes. Outro viu um escalonamento de 844 vezes no aumento de vendas. A média foi de 46 vezes. O gênero parece fazer uma grande diferença aqui e nós (como sempre) precisamos de mais dados.

Nós, obviamente, usamos essa tática com moderação e como parte do vasto arsenal de táticas de marketing e publicidade. Estamos testando um monte de maneiras diferentes para impulsionar as vendas e a descoberta. E enquanto nós estamos interessados ​​em impulsionar as vendas e os resultados de marketing, não estamos dispostos a fazer isso à custa do valor do trabalho dos nossos autores. Então, novamente, há tanto a análise e discussão em torno de quais diferentes táticas funcionam melhor.

 

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