Esse ainda é um assunto a ser muito discutido. Redes sociais atrapalham ou enriquecem a leitura? O pessoal do ReadSocial, rede social que pode ser agregada a eBooks, acha que um é muito bom com o outro, e propõe alternativas e soluções para o caso.
Em uma entrevista ao site O’Reilly Radar, o co-fundador do ReadSocial Travis Alber traz alguns insights:
- Adicione conversas ao seu conteúdo – A experiência de leitura precisa correr suave, mas o leitor deve ter a oportunidade de mergulhar em discussões mais profundas com outras pessoas durante a leitura, sem sair do ambiente do livro.
- Editoras também devem participar – Editoras também são leitores, e devem agir como tal, participar também. Você não pode ter uma mentalidade de “produza e eles virão” em relação à leitura social. Editoras devem tomar a iniciativa e adicionar valor inserindo comentários, gerenciando grupos, etc.
- Plataformas open source – Sistemas abertos são sempre melhores do que os fechados. O ReadSocial é um produto pen source.
- Ajuda com dados – Unir redes sociais à leitura digital traz uma série de dados valiosos e bem específicos sobre seu leitores. O que eles gostaram no livro, hábitos de leitura, o que deixaram passar, etc.
Por aqui, ainda estamos bem longe disso, mas alguns casos já podem ser vistos como a presença do Copia no Clube de Leitura do Submarino. Não sei dizer a vocês se esse será um recurso que vai pegar, pois geralmente quem gosta de ler prefere concentração e silêncio, mas espero que traga jovens à leitura de eBooks.
Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.
Às vezes a simplicidade e o silêncio dizem mais que a eloquência planejada. (Sonho de uma noite de verão)
Esse ainda é um assunto a ser muito discutido. Redes sociais atrapalham ou enriquecem a leitura? O pessoal do ReadSocial, rede social que pode ser agregada a eBooks, acha que um é muito bom com o outro, e propõe alternativas e soluções para o caso.
Em uma entrevista ao site O’Reilly Radar, o co-fundador do ReadSocial Travis Alber traz alguns insights:
- Adicione conversas ao seu conteúdo – A experiência de leitura precisa correr suave, mas o leitor deve ter a oportunidade de mergulhar em discussões mais profundas com outras pessoas durante a leitura, sem sair do ambiente do livro.
- Editoras também devem participar – Editoras também são leitores, e devem agir como tal, participar também. Você não pode ter uma mentalidade de “produza e eles virão” em relação à leitura social. Editoras devem tomar a iniciativa e adicionar valor inserindo comentários, gerenciando grupos, etc.
- Plataformas open source – Sistemas abertos são sempre melhores do que os fechados. O ReadSocial é um produto pen source.
- Ajuda com dados – Unir redes sociais à leitura digital traz uma série de dados valiosos e bem específicos sobre seu leitores. O que eles gostaram no livro, hábitos de leitura, o que deixaram passar, etc.
Por aqui, ainda estamos bem longe disso, mas alguns casos já podem ser vistos como a presença do Copia no Clube de Leitura do Submarino. Não sei dizer a vocês se esse será um recurso que vai pegar, pois geralmente quem gosta de ler prefere concentração e silêncio, mas espero que traga jovens à leitura de eBooks.
Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.
Fernando Igansi expia isso aqui. bjs