Positivo Alfa

Resenha – eReader Positivo Alfa WiFi

da Redação Ebooks 4 Comments

Ele é um dos leitores eletrônicos mais leves, pesando apenas 194 gramas. Mesmo com a capinha que vem junto e protege o dispositivo ele é diminuto, cabe facilmente na palma da mão aberta, é bem prático segurá-lo.

O corpo desse eReader é preto fosco e sua tela de 6 polegadas ocupa praticamente toda a frente do aparelho. Essa tela é de toque e o papel eletrônico é da empresa SiPix. E mesmo com 16 tons de cinza sua tela é bem clarinha, com contraste médio, sem possibilidade de ajustes.

O Alfa já vem acompanhado de uma capinha protetora. (Crédito: Eduardo Rodrigues)

A tela de toque funciona bem?

O toque é agradável, não é preciso esmagar o dedo na tela. Entretanto, pode dar vontade de fazer isso, já que a resposta é um pouco lenta e você fica pensando que nada aconteceu. Para ajudar nisso, um LED azul pisca instantaneamente ao menor toque.

Graças ao papel eletrônico e à tela de toque, as viradas de página podem ficar um pouco mais vagarosas. Arquivos em ePub e PDF levam 2 segundos para virar uma página, nada muito dramático. O teclado para buscas e anotações também é na tela de toque, e mesmo as letras aparecendo uma a uma no visor, a digitação pode ser feita rapidamente pois o Alfa entende e processa tudo corretamente. Ele conta com sistema operacional baseado em Linux e processador de 400MHz.

A interface é paradoxal. Enquanto as configurações são simples e fáceis de lidar, os botões do menu podem levar um tempo para serem compreendidos por serem exclusivamente símbolos.

Positivo Alfa

Botões físicos, até um pra volume que não funciona. (Crédito: Eduardo Rodrigues)

Leitura e formatos aceitos

O Alfa é muito confortável para leitura. É fácil segurá-lo com uma só mão e virar as páginas com a outra, simplesmente passando o dedo de um lado a outro da tela. Como todo bom leitor, ele permite notas e marcas nas páginas e busca no conteúdo. Botões para aumentar as fontes são facilmente acessíveis. Veja os tipos de arquivo que ele lê: ePub (com e sem DRM da Adobe); PDF (com e sem DRM da Adobe); TXT; HTML. Há também um dicionário Aurélio embutido, que funciona sem a internet. Basta clicar no ícone de dicionário do menu e clicar sobre a palavra a ser analisada. Em segundos aparece a definição na tela, tudo em português.

Um sensor de movimento faz com que a tela rotacione conforme a posição do aparelho. É prático mas pode incomodar quem lê deitado. Para desligar, basta ativar o economizador de bateria, que desliga essa função. Com uso intenso de Wi-Fi e leitura ele não chegou a 7 dias. Somente lendo ele passa de uma semana com folga.

Positivo Alfa

Graças à conexão sem fio você pode realizar compras direto no aparelho. (Crédito: Eduardo Rodrigues)

Comprando direto no aparelho

Agora é possível se conectar facilmente a uma rede sem fio e ter acesso direto a duas lojas de livros, Saraiva e Cultura. O Submarino deve chegar em breve. Através do navegador um pouco tosco embutido também é possível acessar o Google, a Wikipédia e qualquer outro site, se você tiver paciência para isso, já que ele não é feito para uso normal de internet.

Acessar as lojas é fácil, a internet é rapidinha. No caso da Saraiva é preciso ter uma conta AdobeID, que pode ser criada no próprio dispositivo. Tivemos alguns problemas em conseguir sincronizar o leitor do computador com o Alfa, mas deu tudo certo no final. Ah, e ele também desliga o Wi-Fi cada vez que você desligar o navegador ou o leitor, um pouco chato. Os mais de 120 mil eBooks da Cultura podem ser adquiridos de forma tradicional por compra online.

Ele tem 2GB de memória interna, mais do que suficiente para 1500 livros. Se você quiser mais, ele tem entrada para cartão microSD de até 16GB. Apesar do Wi-Fi ter sido atualizado, ainda não há novidades sobre o áudio. A entrada disponível já está energizada e já existe um botão físico para controlar essa função, mas não há previsão de quando será inserida. É provável que um update de firmware faça isso em breve.

Prós:
• Tela de toque é prática;
• Pequeno, discreto e leve;
• Possui conexão sem fio;

Contras:
• Não é bom para ler PDFs;
• Entrada para fone não funciona;
• Acelerômetro é devagar e pode irritar;

Confira a vídeo-resenha:

httpv://www.youtube.com/watch?v=rWs0G4KnDLM

Positivo Alfa
Preço: R$700
Site: livrariacultura.com.br

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoResenha – eReader Positivo Alfa WiFi

Comments 4

  1. Cuidado!
    Minha Esposa comprou um leitor de e-books Positivo Alfa e me deu de presente. Com uma semana ele apresentou defeito: a tela ficou completamente escura e borrada, levei na assistência técnica H2 Informatica aqui em Brasília, a princípio eles nem sabiam o que era o equipamento, dias depois me disseram que a matriz do visor estava quebrada, como isso aconteceu não faço a mínima idéia.

    Só que o problema começa ai, disseram que por estar quebrado foi mal uso.
    A positivo informou a técnica que não existe conserto, que teria que trocar o aparelho inteiro, como uma empresa desse porte, querendo popularizar os e-books, me bota no mercado um produto que se tiver problema já era, o aparelho é simplesmente descartável, não faço a mínima ideia de como isso quebrou, ou se já veio da loja quebrado, eu gostaria que fosse consertado, pagaria pelo serviço já que me acusam de mal uso, mas não, perdi 799 reais. Vou procurar meus direitos na Justiça, a positivo não pode se furtar a consertar meu aparelho.
    Não esta escrito em lugar nenhum que não existe conserto para o aparelho, a positivo tem que conserta-lo.
    POR ISSO FICA MEU ALERTA, CUIDADO NÃO COMPREM O POSITIVO ALFA, SE DER PROBLEMA VOCÊS FICARÃO SEM PRODUTO, POIS A POSITIVO NÃO TEM CONSERTO PRO APARELHO!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *