A diversidade de formatos, softwares e plataformas para a leitura de livros digitais complica tanto a vida dos leitores quanto a dos editores. O EPUB, que está na versão 3.0 desde outubro do ano passado, é o único formato padrão para ebooks. Ainda assim vem sendo adotado de forma tímida pelas empresas que atuam no ciclo de publicação.
Para ajudar editores, livrarias e distribuidoras a compreender como o EPUB se comporta nos diversos aparelhos (tablets e e-readers) e programas (navegadores e aplicativos), o Grupo de Estudo da Indústria do Livro (BISG, sigla em inglês) disponibilizou uma tabela completa. A ferramenta contém todos os critérios e funcionalidades do formato padrão, e informa se o aparelho ou software os suporta.
Estão incluídos na análise os programas e dispositivos das famílias Adobe (Digital Editions), Amazon (Kindle), Apple (iBooks), Google (browser), IDPF (Projeto Readium), Kobo, Nook (app para iPad e aparelhos próprios), Safari, Sony, VitalSource e aplicativos para desktops.
A tabela pode ser baixada gratuitamente aqui.
Todo mês devem ser disponibilizadas novas atualizações, baseadas na opinião dos usuários e nas melhorias implementadas nos sistemas – tanto leitores comuns quanto executivos do mercado editorial podem enviar novas propostas e avaliações para o e-mail info@bisg.org. A última atualização foi publicada no dia 19 de junho.
Olá!
O link para a tabela não esta atualizado. Existe ainda esta tabela atualizada? Onde encontrar
Juliana… a tabela mudou para este site aqui: http://epubtest.org/results