Saiba se o seu dispositivo suporta EPUB 3.0

Eber Freitas Ebooks, Notícias 2 Comments

A diversidade de formatos, softwares e plataformas para a leitura de livros digitais complica tanto a vida dos leitores quanto a dos editores. O EPUB, que está na versão 3.0 desde outubro do ano passado, é o único formato padrão para ebooks. Ainda assim vem sendo adotado de forma tímida pelas empresas que atuam no ciclo de publicação.

Para ajudar editores, livrarias e distribuidoras a compreender como o EPUB se comporta nos diversos aparelhos (tablets e e-readers) e programas (navegadores e aplicativos), o Grupo de Estudo da Indústria do Livro (BISG, sigla em inglês) disponibilizou uma tabela completa. A ferramenta contém todos os critérios e funcionalidades do formato padrão, e informa se o aparelho ou software os suporta.

Estão incluídos na análise os programas e dispositivos das famílias Adobe (Digital Editions), Amazon (Kindle), Apple (iBooks), Google (browser), IDPF (Projeto Readium), Kobo, Nook (app para iPad e aparelhos próprios), Safari, Sony, VitalSource e aplicativos para desktops.

A tabela pode ser baixada gratuitamente aqui.

Todo mês devem ser disponibilizadas novas atualizações, baseadas na opinião dos usuários e nas melhorias implementadas nos sistemas – tanto leitores comuns quanto executivos do mercado editorial podem enviar novas propostas e avaliações para o e-mail info@bisg.org. A última atualização foi publicada no dia 19 de junho.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Eber Freitas

SimplíssimoSaiba se o seu dispositivo suporta EPUB 3.0

Comments 2

  1. Olá!

    O link para a tabela não esta atualizado. Existe ainda esta tabela atualizada? Onde encontrar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.