Sátira de “Cinquenta tons de cinza” chega ao top 10 da iBookstore

Nina SartiAtualizado em: Ebooks, Notícias Deixe um comentário

Diante do enorme sucesso da trilogia dos “Cinquenta tons” lá fora, Brian Brushwood e Justin Robert Young, os dois comediantes do The NSFW Show, decidiram testar se conseguiriam tirar vantagem do boom dos romances eróticos. A ideia, como eles mesmos explicam neste vídeo, foi simples: eles reuniram uma série de trechos enviados por ouvintes de seu podcast sob o título “The Diamond Club”, da autora fictícia Patricia Harkins-Bradley. O único requisito para entrar no livro era incluir os personagens principais na história – ou seja, nada precisava fazer sentido, nem ter qualquer tipo de coesão com os outros capítulos. “Nosso livro foi completamente escrito pela internet, ninguém leu a coisa toda, mas ele tem três coisas: uma capa que parece Fifty Shades of Grey; muito, mas muito sexo; e personagens com empregos que achamos que estão na moda”, explica Brushwood.

O livro foi então publicado na iBookstore por US$0.99, e os leitores do site foram conclamados a comprá-lo e postar uma resenha positiva na livraria. “Isto é um teste”, dizem os “autores”. “Uma vez que estivermos no top 10, é possível que um livro muito mal escrito que não faz sentido e só tem muito sexo possa ganhar os corações de donas de casa solitárias por toda a parte?”

Aparentemente, sim. Ou isso, ou os fãs do NSFW Show são suficientes para colocar um livro em quarto lugar no ranking da iBookstore em três dias, atrás apenas da própria trilogia de E. L. James. Até o momento, o livro tem 1458 resenhas, sendo que apenas 16 parecem ser de leitores desapontados com a falta de coesão da história. Brincadeiras à parte, no mínimo o caso serve para mostrar o impacto do marketing na venda de um e-book – afinal, no mundo das livrarias digitais, estar na lista de mais vendidos é mais importante do que nunca.

Por fim, uma curiosidade: a Apple, famosa pela vigilância que exerce sobre o conteúdo de sua loja, se preocupa em retirar da iBookstore um e-book simplesmente porque fazia referência à Amazon, mas não faz restrição nenhuma a um livro cujo objetivo declarado é se aproveitar dos leitores de um gênero?

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Nina Sarti

Nina Sarti é aspirante a jornalista e apaixonada por literatura – no papel desde sempre, e na tela desde o seu primeiro e-reader, que leva por aí para mostrar às pessoas que e-book não é nenhum bicho de sete cabeças.

SimplíssimoSátira de “Cinquenta tons de cinza” chega ao top 10 da iBookstore

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.