Sátira de “Cinquenta tons de cinza” chega ao top 10 da iBookstore

Nina SartiAtualizado em: Ebooks, Notícias Deixe um comentário

Diante do enorme sucesso da trilogia dos “Cinquenta tons” lá fora, Brian Brushwood e Justin Robert Young, os dois comediantes do The NSFW Show, decidiram testar se conseguiriam tirar vantagem do boom dos romances eróticos. A ideia, como eles mesmos explicam neste vídeo, foi simples: eles reuniram uma série de trechos enviados por ouvintes de seu podcast sob o título “The Diamond Club”, da autora fictícia Patricia Harkins-Bradley. O único requisito para entrar no livro era incluir os personagens principais na história – ou seja, nada precisava fazer sentido, nem ter qualquer tipo de coesão com os outros capítulos. “Nosso livro foi completamente escrito pela internet, ninguém leu a coisa toda, mas ele tem três coisas: uma capa que parece Fifty Shades of Grey; muito, mas muito sexo; e personagens com empregos que achamos que estão na moda”, explica Brushwood.

O livro foi então publicado na iBookstore por US$0.99, e os leitores do site foram conclamados a comprá-lo e postar uma resenha positiva na livraria. “Isto é um teste”, dizem os “autores”. “Uma vez que estivermos no top 10, é possível que um livro muito mal escrito que não faz sentido e só tem muito sexo possa ganhar os corações de donas de casa solitárias por toda a parte?”

Aparentemente, sim. Ou isso, ou os fãs do NSFW Show são suficientes para colocar um livro em quarto lugar no ranking da iBookstore em três dias, atrás apenas da própria trilogia de E. L. James. Até o momento, o livro tem 1458 resenhas, sendo que apenas 16 parecem ser de leitores desapontados com a falta de coesão da história. Brincadeiras à parte, no mínimo o caso serve para mostrar o impacto do marketing na venda de um e-book – afinal, no mundo das livrarias digitais, estar na lista de mais vendidos é mais importante do que nunca.

Por fim, uma curiosidade: a Apple, famosa pela vigilância que exerce sobre o conteúdo de sua loja, se preocupa em retirar da iBookstore um e-book simplesmente porque fazia referência à Amazon, mas não faz restrição nenhuma a um livro cujo objetivo declarado é se aproveitar dos leitores de um gênero?

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Nina Sarti

Nina Sarti é aspirante a jornalista e apaixonada por literatura – no papel desde sempre, e na tela desde o seu primeiro e-reader, que leva por aí para mostrar às pessoas que e-book não é nenhum bicho de sete cabeças.

SimplíssimoSátira de “Cinquenta tons de cinza” chega ao top 10 da iBookstore

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *