Serviço permite que editoras monitorem uso dos eBooks

Eber Freitas Ebooks, Notícias Deixe um comentário

Qual editor não gostaria de ter dados atualizados em tempo real sobre a audiência dos seus eBooks? Ou melhor, informações valiosas sobre o ciclo do livro digital, quais os dispositivos de leitura mais utilizados e de onde são os leitores? Um serviço chamado Hiptype irá inaugurar essa indústria, um elo que estava em falta na cadeia do livro digital.

O aplicativo será lançado ainda nesta semana, segundo o cofundador da empresa, James Levy. Ele garante que a Hiptype irá ajudar os clientes a determinar o “DNA” de um livro de sucesso. Em entrevista ao Publishers Weekly, ele afirmou que

“A publicação de livros ainda é uma área cercada de mistérios sobre o que funciona e o que falha […] Sem dados, não tem como separar, de fato, o sinal do ruído e entender o que realmente afeta o sucesso de um livro”.

O aplicativo consiste em um plugin dentro de uma página na web. Quando o editor faz o upload do livro, o programa é automaticamente “instalado” no livro. Com isso, ele terá informações sobre a performance segmentada por diversos critérios, audiência dos livros, dentre outras.

Mas tudo isso ainda depende de uma autorização do leitor. Para evitar problemas legais e riscos à imagem do serviço e das editoras, o leitor é informado sobre o aplicativo e escolhe se quer se manter anônimo em relação aos dados fornecidos. Uma boa política de privacidade, pois rastreamento oculto de informações é, no mínimo mau-caratismo.

Alguns leitores do PW foram meio céticos à novidade. Um deles comentou:

“Os livros que se tornam best-sellers quebram todas as regras. Uma vez que se estabelece uma fórmula por meio de um algoritmo, se torna uma norma, e humanos acham normas entediantes”

Mas é bom lembrar que nem todos os livros se tornam best-sellers. O que os editores de eBooks mais precisam é de um modelo sustentável, uma cauda longa para manter as vendas, e não de sucessos momentâneos para pagar dezenas de fracassos. Nesse sentido, uma ferramenta assim é bem útil.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoServiço permite que editoras monitorem uso dos eBooks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *