Seth Godin, da Domino Project

Seth Godin Encerra Seu Projeto Domino Com Sucesso

29/11/2011
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Foram 12 meses, 12 publicações, 12 sucessos. Assim o especialista em marketing Seth Godin encerrou sua empreitada no mercado editorial digital. Seu projeto Domino tinha como objetivo pensar fora da caixa, oferecer produtos diferentes do que o mercado estava acostumado. E, de acordo com Godin, o retorno foi satisfatório.

Seth Godin é o fundador do Projeto Domino – em parceria com a Amazon –, uma nova maneira de pensar sobre a publicação, procurando tentar mudar a maneira como os livros são construídos, vendidos e se espalham. Escreveu doze livros que foram traduzidos em mais de trinta línguas. Cada um deles foi um bestseller. Ele escreve sobre a revolução pós-industrial, formas de difundir idéias, marketing, parar de fumar, liderança e acima de tudo, mudando tudo.

Ele encerra o projeto porque, de acordo com ele “principalmente porque era um projeto, e não um compromisso de vida ser uma editora de livros. Projetos são divertidos de se começar, mas parte do negócio é que eles não duram para sempre.”

Além disso, ele colocou em seu blog algumas lições que aprendeu durante esse ano de experiências. Divulgação é o item mais valioso da web e para os publishers, segundo ele. Editoras, lojas online e autores que não trabalham com isso deveriam investir rapidamente nesse quesito.

“O eBook é um agente de mudança como o negócio de livro  jamais viu. Ela corta o ciclo de tempo de publicação em 90%, reduz os custos, diminui receitas e cria tanto uma cauda longa como oportunidades compra por impulso. Esta é a coisa mais perturbadora que já aconteceu com os livros em 400 anos. É difícil para mim ver maneiras significativas de editoras tradicionais adicionarem o valor que estão acostumados a acrescentar a seus produtos quando se trata de marketing de eBooks, a menos que eles estejam se ocupando com o primeiro lugar.”

Outra coisa sobre a qual ele fala é a dificuldade dos livreiros. Sem as formas de divulgação tradicionais, como vender espaço especial, como vender a divulgação correta? Até então se compravam bons espaços nas prateleiras, mas e agora? Os livros físicos devem persistir para coleções, obras especiais e outros produtos exclusivos, devendo se tornar um mercado similar ao do vinil.

Entre as novas formas de publicação de um livro, ele cita projetos como o Kickstarter, que permite que um livro – e outros projetos – sejam patrocinados pelo público. E falando em patrocínio, ele considera que livros patrocinados entregues de forma gratuita ao leitor são economicamente irresistíveis. E também estimula autores a começarem agora, sem esperar serem escolhidos por uma editora.

E finaliza: “Acima de tudo, o caráter das pessoas no mundo dos livros não mudou desde que comecei neste negócio há 27 anos. Cada autor com que lidei foi uma delícia. Inteligentes, apaixonados, honestos, humildes (e sim, de boa aparência). Os leitores sentem isso, eu acho, e tratam os livros e as pessoas que os fazem de forma muito diferente do que alguém vendendo uma vitamina ou um estoque de moedas de um centavo. Publicação é sobre paixão e escrever é um estilo de vida, não um atalho para uma mansão e um Porsche. Autores best-sellers são como jogadores de golfe que atingiram vários buracos de uma só vez. É uma coisa legal, mas há muita gente que vai continuar jogando, mesmo sem ter acertado nada.

Com informações do TeleRead e do Seth Godin’s Blog.

 

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