Pirataria

Site de Downloads iOS Books Fecha Após Intimação da ABDR

da Redação Ebooks, Notícias 6 Comments

No último sábado, día 18 de março, o conhecido site de downloads ilegais de livros iOS Books encerrou suas atividades.

Com mais de mil obras disponibilizadas, o site oferecia não apenas o download dos livros em versões ePub e Mobi, mas também uma compra coletiva de livros impressos, que após votação eram digitalizados e colocados para download.

Leia aqui nossa matéria sobre sites de download ilegal de livros brasileiros.

Na página do Facebook do site, os administradores anunciam o encerramento das atividades do iOS Books, após mais de 7 milhões e 300 mil visitas. Em alguns dias, o servidor do site chegou a cair, devido a mais de 10 mil acessos simultâneos.

O iOS Books foi fechado após receberem ação movida pela ABDR (Associação Brasileira de Direitos Reprográficos). Se o site não fosse encerrado, os responsáveis teriam de pagar uma multa de 10 mil reais por dia, por cada link disponibilizado. Isso resultaria em uma quantia milionária, e os donos acharam melhor não prosseguir.

Ação contra o iOS Books

Clique para ampliar

Matheus, um dos responsáveis pelo site, lamenta o ocorrido, mas também afirma que nem todo mundo estava insatisfeito, e comenta o depoimento da autora Fernanda Lizardo (autora do livro Sexto Sexo) no Twitter:

Só um adendo: ganho muito mais dinheiro oferecendo meu livro de graça no @iOSBooks do que vendendo pela @blogbooks

Isso mostra que o download de livros é ilegal, mas que precisamos pensar quem estamos ferindo quando um caso desses aparece. Será que os leitores que baixaram livros desse site iriam realmente comprar o livro?

Será que os livros disponibilizados nesse site já se encontravam todos em versão digital oficial? Será que seu valor era acessível a muitas pessoas?

O que o iOS Books fazia era ilegal, mas é preciso pensar muito mais longe, e avaliar com atenção tudo o que ocorreu ao redor desse fato.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoSite de Downloads iOS Books Fecha Após Intimação da ABDR

Comments 6

  1. Na boa eles nunca vão acabar com a pirataria, fecham 1 abrem outros 10 o iOSBooks fechou mas já está rolando um torrent com todos os arquivos que tinham no site e mais muitos outros…

    A grande maioria de livros pirateados na internet não são livros digitais com a DRM quebrada e sim livros digitalizados por usuários.

    Para combater a pirataria os únicos meios são:

    1- Baratear os preços, vender e-books pelo mesmo preço ou as vezes até mais caro do que as versões fisicas é um absurdo (mas acontece)

    2- Acabar com as limitações que eles querem impor ao conteúdo que eu COMPREI, você gostaria de comprar uma calça e o fabricante falar que você só pode usar ela 6 vezes e só aonde ele deixar? bom é mais ou menos isso que eles fazem com os ebooks…

    3- Fazer os lançamentos da versão digital junto com a versão impressa, afinal porque nós leitores digitais não podemos COMPRAR um livro que é lançamento junto com quem vai comprar o livro físico?

    Enfim eles tem que parar de achar que o consumidor e burro pq se eles continuarem indo neste caminho a pirataria só vai aumentar mais e mais…

  2. Como o gabriel falou, realmente o livro digital eh absurdamente caro, afinal, um livro digital ser mais barato 5 reais que o livro fisico paga a impressao, o lucro do dono da livraria, o frete, o lucro da revendedora? Jamais. Provavelmente isso eh pra nao quebrar as livrarias. Mas eu acho ridicula a atitude de fechar o site, afinal o site oferecia a oportunidade de compra dos livros, o que nenhum outro vai fazer se puser links de livro gratis. Eu achava primorosa a ideia, pena que acabou.

  3. Pena que acabou,baixei vários livros,e dos quais gostei eu acabei realmente comprado as versões impressas.
    Acredito que se os preços fossem mais acessíveis a pirataria se não acabasse, diminuiria.Mas os empresários não podem abrir mão da ganância ,realmente é uma pena.

  4. Sobre o site, embota todo mundo estivesse sabendo de tudo isso, ficou faltando um pequeno comentário do administrador principalmente para quem não tem Facebook como eu e ficou simplesmente a ver navios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *