Pirataria

Site de Downloads iOS Books Fecha Após Intimação da ABDR

da Redação Ebooks, Notícias 6 Comments

No último sábado, día 18 de março, o conhecido site de downloads ilegais de livros iOS Books encerrou suas atividades.

Com mais de mil obras disponibilizadas, o site oferecia não apenas o download dos livros em versões ePub e Mobi, mas também uma compra coletiva de livros impressos, que após votação eram digitalizados e colocados para download.

Leia aqui nossa matéria sobre sites de download ilegal de livros brasileiros.

Na página do Facebook do site, os administradores anunciam o encerramento das atividades do iOS Books, após mais de 7 milhões e 300 mil visitas. Em alguns dias, o servidor do site chegou a cair, devido a mais de 10 mil acessos simultâneos.

O iOS Books foi fechado após receberem ação movida pela ABDR (Associação Brasileira de Direitos Reprográficos). Se o site não fosse encerrado, os responsáveis teriam de pagar uma multa de 10 mil reais por dia, por cada link disponibilizado. Isso resultaria em uma quantia milionária, e os donos acharam melhor não prosseguir.

Clique para ampliar

Matheus, um dos responsáveis pelo site, lamenta o ocorrido, mas também afirma que nem todo mundo estava insatisfeito, e comenta o depoimento da autora Fernanda Lizardo (autora do livro Sexto Sexo) no Twitter:

Só um adendo: ganho muito mais dinheiro oferecendo meu livro de graça no @iOSBooks do que vendendo pela @blogbooks

Isso mostra que o download de livros é ilegal, mas que precisamos pensar quem estamos ferindo quando um caso desses aparece. Será que os leitores que baixaram livros desse site iriam realmente comprar o livro?

Será que os livros disponibilizados nesse site já se encontravam todos em versão digital oficial? Será que seu valor era acessível a muitas pessoas?

O que o iOS Books fazia era ilegal, mas é preciso pensar muito mais longe, e avaliar com atenção tudo o que ocorreu ao redor desse fato.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

da Redação

Para entrar em contato com a redação do Revolução eBook, escreva para sac@simplissimo.com.br

SimplíssimoSite de Downloads iOS Books Fecha Após Intimação da ABDR

Comments 6

  1. Na boa eles nunca vão acabar com a pirataria, fecham 1 abrem outros 10 o iOSBooks fechou mas já está rolando um torrent com todos os arquivos que tinham no site e mais muitos outros…

    A grande maioria de livros pirateados na internet não são livros digitais com a DRM quebrada e sim livros digitalizados por usuários.

    Para combater a pirataria os únicos meios são:

    1- Baratear os preços, vender e-books pelo mesmo preço ou as vezes até mais caro do que as versões fisicas é um absurdo (mas acontece)

    2- Acabar com as limitações que eles querem impor ao conteúdo que eu COMPREI, você gostaria de comprar uma calça e o fabricante falar que você só pode usar ela 6 vezes e só aonde ele deixar? bom é mais ou menos isso que eles fazem com os ebooks…

    3- Fazer os lançamentos da versão digital junto com a versão impressa, afinal porque nós leitores digitais não podemos COMPRAR um livro que é lançamento junto com quem vai comprar o livro físico?

    Enfim eles tem que parar de achar que o consumidor e burro pq se eles continuarem indo neste caminho a pirataria só vai aumentar mais e mais…

  2. Como o gabriel falou, realmente o livro digital eh absurdamente caro, afinal, um livro digital ser mais barato 5 reais que o livro fisico paga a impressao, o lucro do dono da livraria, o frete, o lucro da revendedora? Jamais. Provavelmente isso eh pra nao quebrar as livrarias. Mas eu acho ridicula a atitude de fechar o site, afinal o site oferecia a oportunidade de compra dos livros, o que nenhum outro vai fazer se puser links de livro gratis. Eu achava primorosa a ideia, pena que acabou.

  3. Pena que acabou,baixei vários livros,e dos quais gostei eu acabei realmente comprado as versões impressas.
    Acredito que se os preços fossem mais acessíveis a pirataria se não acabasse, diminuiria.Mas os empresários não podem abrir mão da ganância ,realmente é uma pena.

  4. Sobre o site, embota todo mundo estivesse sabendo de tudo isso, ficou faltando um pequeno comentário do administrador principalmente para quem não tem Facebook como eu e ficou simplesmente a ver navios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.