Ebooks ‘turbinados’ para venda direta

Eber Freitas Ebooks, Mercado, Notícias Deixe um comentário

>> Primeira publicação de startup britânica é um livro com aulas de piano, que explora ilustrações, áudios e vídeos em HTML5

Os eBooks ainda estão amarrados aos textos escritos. Pouco uso é feito das ferramentas da web – hiperlinks e table of contents, frequentemente – mas produtos multimídia ainda são um desafio para produzir e distribuir. Uma startup britânica quer mudar isso, e ainda oferecer um modelo próprio de vendas.

A Erudition lançou em fevereiro seu primeiro trabalho, o livro Practising The Piano, escrito pelo professor de música Graham Fitch. O título contém, além de texto, material educativo em formato de vídeo, áudio, ilustrações e partituras. O conteúdo, construído em HTML5, é exibido diretamente no navegador – é possível ver uma amostra aqui.

É uma boa proposta, mas a tipografia e os aspectos visuais poderiam ter sido mais bem pensados. Fora isso, a navegação é fácil, praticamente a mesma lógica de leitura de um livro normal; de acordo com a Erudition, os títulos são otimizados para a leitura em qualquer tela.

Vendas diretas

A startup deverá construir ao longo de suas atividades uma plataforma própria de vendas e distribuição direta. Com isso, os próprios leitores podem ter acesso direto às publicações, sem o intermédio de uma ebookstore; como o conteúdo é exibido todo no browser, não é necessário fazer o download dos eBooks. Isso reduziria, em tese, a distribuição não-autorizada dos arquivos em EPUB.

Para Ryan Morison, diretor da Erudition, o modelo de vendas diretas faz com que a empresa tenha contato direto com o consumidor e possa obter estatísticas que não conseguiria se trabalhasse em parceria com um varejista. “Nós selecionamos deliberadamente um tópico específico para demonstrar que nós podemos produzir a próxima geração de publicações que sejam comercialmente viáveis”, acredita. Quando o leitor compra um livro, ele fica armazenado em sua “biblioteca pessoal”.

Há um desafio nesse modelo que pode ser bom para a startup. Ou não. Apostar nesse modelo é enfrentar distribuidoras de conteúdo como a Amazon, Apple e Google, que têm uma miríade de títulos à disposição, hardwares próprios para integrar a leitura e livros a preços competitivos. Mas caso a Erudition consiga vencer a barreira da interoperabilidade e tornar a leitura e compra de eBooks mais fácil, é possível que se torne um player respeitável no futuro.

Com informações do DBW

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoEbooks ‘turbinados’ para venda direta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *