Smartphone livro digital

Tablets Distraem Leitura, Diz New York Times

da Redação Ebooks, Notícias Deixe um comentário

No grupo homônimo ao site (que é ótimo e possui boas discussões, inscreva-se aqui) já discutimos a respeito dos tablets na leitura. Eles podem ou não distrair o leitor com tweets, recados e avisos? Alguns disseram que não, outros que sim, mas o New York Times trouxe uma matéria que fala justamente sobre isso e, para eles, atrapalha sim.

Smartphone livro digital

Twitter e Facebook a um clique de distância, a possibilidade de procurar um fato curioso do livro no Google, mudar rapidamente para um filme ou jogo quando o livro começa a ficar entediante… de acordo com a matéria, “isso se soma a uma experiência de leitura que é mais parecida com uma cacofonia do século 21 do que uma atividade tradicional solitária. E alguns dos milhões de consumidores que compraram tablets e baixaram amostra de eBooks em aplicativos da Amazon, Apple e Barnes & Noble chegaram a uma conclusão: É mais difícil do que nunca se sentar e se concentrar na leitura.

Editores ficam inseguros: e se os leitores começaram a deixar a leitura de lado simplesmente por acharem que tablets não servem para isso? Com o crescimento da adoção de tablets ao invés de eReaders para leitura, isso é algo que pode acontecer. Mas também podemos presenciar o contrário. De acordo com Maja Thomas, vice presidente da Hachette Digital:

“A alguém que não tem o hábito de leitura, e compra um tablet, serão oferecidas todas estas oportunidades para a leitura. Estamos esperando que tablets aumentem o número de pessoas que irão ler.”

O próprio Kindle Fire, tablet para leitura da Amazon, oferece o livro junto a itens como vídeo, fotos e aplicativos, apenas como mais um item na lista. “O tablet é como uma mulher sedutora”, disse James McQuivey, analista da Forrester Research que conduziu o levantamento. “Ele está sempre dizendo: ‘Você poderia estar no YouTube agora.’ Ou ele está enviando alertas constantes que surgem, dizendo que tenho um email. A própria leitura está tentando competir.”

Muitos editores acreditam que o mercado de livros impressos e eReaders não vai desaparecer, apesar do crescimento da venda de tablets. eReaders são perfeitos para grandes compradores e leitores de livros, ainda mais agora que custam menos do que 100 dólares, a metade do que custa um tablet.

SimplíssimoTablets Distraem Leitura, Diz New York Times

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *