Razões para usar um link "encurtador"

3 razões para usar um “encurtador” de links no seu ebook

da Redação Dicas, Ebooks Deixe um comentário

Diariamente, verificamos nas redes sociais alguns links que direcionam para outras páginas, chamados de link shorteners (ou encurtadores), assim como os da bit.ly, por exemplo. Para os desenvolvedores de ebooks (e não só para eles), esses links podem ser facilitadores no que diz respeito ao controle de acesso do conteúdo. Aqui vão 3 razões para o uso deles, dicas do site ePubsecrets:

Razões para usar um link "encurtador"

1 – Transformar links inválidos

O EpubCheck, ferramenta de validação de eBooks em ePub, só verifica o texto que está contido no arquivo. Caso haja algum erro no link, essa ferramenta não é capaz de identificar, e muitas varejistas acabando rejeitando os arquivos. Dito isso, basta a utilização dos link shorteners para que se possa “encapsular” de forma segura os links, direcionando-o para a página desejada.

2 – Atualizar um link sem re-edição

Com as atualizações nos sites, muitas vezes os links utilizados acabam ficando “quebrados”, não direcionando para a página desejada. Para quem publica um livro com links, por exemplo, isso pode ser uma grande dor de cabeça, uma vez que o re-envio de um livro com os links corrigidos para as varejistas pode durar semanas.

Se você usar um link encurtador , tudo que você precisa fazer é atualizar ele, fazendo com que o endereço de direcionamento seja o desejado.

3 – Medida

Existem algumas reclamações por parte da editoras a respeito das poucas informações dadas pelas varejistas sobre o público que acessa a página dos livros. Com o uso dos links encurtadores, é possível que se tenha uma medida de quantos “clicks” a página do seu livro recebeu, tangibilizando o processo de controle do conteúdo publicado.

Uma razão para não usar um link shortener

Se você usar um serviço comercial como bit.ly, você corre o risco de que a empresa saia do negócio. Portanto, se você pretende fazer muitos links através de um mesmo serviço, considere que ele pode ter fim e deixar os seus links quebrados.

Para mais informações sobre o uso dos link shorteners, confira o ePUBSecrets.

Simplíssimo3 razões para usar um “encurtador” de links no seu ebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *