Vaticano Irá Digitalizar 80 mil Manuscritos Com Tecnologia da NASA

da Redação Notícias Deixe um comentário

A Biblioteca do Vaticano é uma das maiores do mundo, e para a alegria de todos, acaba de anunciar que irá digitalizar 80 mil de seus manuscritos com a ajuda de uma tecnologia desenvolvida pela NASA.

O Prefeito da Biblioteca Apostólica Vaticana, Mons. Cesare Pasini, afirma: “Tivemos essa idéia há anos, mas agora somos capazes de torná-la realidade. Temos a mais avançada tecnologia e também a experiência de tentativas anteriores. Aprendemos a evitar os mesmos erros.

Pasini ressalta também a importância dos metadados: “É muito importante introduzir todas as informações. Será inacessível, se não incluir todos os dados precisos. Isso inclui a assinatura do manuscrito e sua colocação na página. Um único manuscrito e seu conteúdo requer uma quantidade imensa de trabalho. Deve-se considerar todas as informações que podem ser significativas e interessantes, como o copista, o tempo que foi escrito e sua conservação.”

Realmente não será um trabalho fácil. E de tão complexo, foi dividido em três fases. A primeira contempla a digitalização de 8 mil documentos. A segunda será a digitalização dos outros documentos e, por último, o programa armazenará todas as informações em alta resolução. A tecnologia para o processo veio da NASA, e se chama FITS – Flexible Image Transport System.

Uma vez digitalizados, os documentos irão ocupar cerca de 45 bilhões de bytes. Mas essa tecnologia ficará em outro prédio, fora da Biblioteca do Vaticano. Entre os documentos selecionados está o Papiro Bodmer. O manuscrito de valor inestimável é a primeira transcrição conhecida do Evangelho. Como a maioria dos manuscritos são extremamente delicados, só podem ser parcialmente abertos, para evitar qualquer dano.

O prefeito da biblioteca informou que foi procurado por diversas Universidades que têm interesse na digitalização dos documentos, e se ofereceram para custear o processo em troca de acesso a informação. “Para um projeto deste tamanho, investimentos muito grandes são necessários e economicamente falando, não é o melhor momento. Estamos nos movendo discretamente, o que nos permite seguir em frente.”

De acordo com Pasini, os primeiros documentos estarão disponíveis online em menos de um ano.

Confira o vídeo sobre o processo:

httpv://www.youtube.com/watch?v=FhU5omJlXJE

Com informações do TeleRead e Rome Reports.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoVaticano Irá Digitalizar 80 mil Manuscritos Com Tecnologia da NASA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *